26 maio 2015

O GUERREIRO LUSITANO



O GUERREIRO LUSITANO
NO CASTELO DE PENAFIEL


No dia 10 de Agosto de 2006, desloquei-me com o meu amigo António França a Oldrões, para visitar o Castelo de Penafiel, também chamado em documentos antigos, como castelo de Penhafidelis, de Canas de Penafiel, de Canas ou simplesmente do Reguengo, que ocupa um cerro abrupto dificilmente acessível.

Carro estacionado, lá fomos a calcantes com mochila às costas, até depararmos com um aglomerado de pedras e penedias que começamos a trepar com o fim de encontrar o penedo denominado de Gato, onde se encontra gravado a figura de um guerreiro calaico-lusitano.


Finalmente, no cume, um grupo de rochedos escalvados forma a coroa da Penha-fidelis, e num deles, no mais sobranceiro, rudemente delicada nos toscos sulcos dum petroglifo, voltada a sul, dominando os montes e os vales, nos surpreende e arrebata a imagem da Vitória.

Singelo petroglifo, mas vivamente expressivo e repleto de simbolismo: figura hierática de guerreiro intrépido, vestindo a comprida túnica ou sagum, a fronte orgulhosamente erguida, os braços abertos, levantados, brandindo a adaga curta na mão direita, esbraçando o escudo redondo e pequeno na esquerda, em atitude de quem brada, parece ouvi-lo naquele supremo gesto de entusiasmo, proclamar, às gerações futuras, a glória dos feitos que ali se desenrolaram, o triunfo das armas que ali venceram, o fim do cativeiro, a outorga da liberdade a estes povos, com o extremínio decisivo do inimigo subjugador. 

Daquele peito brota com inspirada naturalidade a palavra Vitória, que ele tão magnificamente simboliza.

Combinando a arte com a natureza, em tão pobres linhas, saiu a Vitória mais eloquente e triunfante do que no petroglifo de Penha-fidelis que só por si constituiu um monumento notabilíssimo do Concelho de Penafiel, da época pré-histórica.

Depois para além de várias fotos, havia a missão de trazer o desenho do guerreiro luso em tamanho natural.



Assim foi colocado uma folha de papel vegetal sobre o petroglifo, que o meu amigo França decalcou com carvão.

O petroglifo mede 43cm de altura, e está muito bem gravado na imponente penedia que constituiu o cume e que na região é chamado o Penedo do Gato.

Pela sua atitude de desafio ou triunfo, a singela e rude figura de guerreiro luso, parece ali, naquele morro alcantilado, num verdadeiro ninho de águias, ao lado de venerandas ruínas castrejas e de restos de armas de combate, o símbolo altivo e heróico dum remoto e sagrado sentimento de independência.  

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Boa tarde sabe me dizer o local exato da possiçao do guerreiro lusitano no castelo de penha fodelis , penafiel ?
Agradeço desde ja

2:34 da tarde  
Blogger Fernando Oliveira said...

Eu fui por Oldrões e subi os penedos até ao cimo e ficava num penedo do lado direito.

7:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home