31 maio 2015

PILAR



PILAR


Pilar Vaz de Almada Homem de Melo, nasceu a 05 de Julho de 1963 em São Domingos de Benfica, em Lisboa.

Em 1975 parte para o Brasil com a família, vivendo no Rio de Janeiro até 1981.

Auto-didacta, aprende a tocar guitarra sozinha. Volta para Lisboa e, durante algum tempo, actua em bares de norte a sul do país. 

Em 1982 vai para os Estados Unidos para frequentar o curso superior de música na Berklee College of Music em Boston, actuando em duas ocasiões no Berklee’s Auditorium. 

Em 1985 regressa a Portugal, e começa a compor os seus próprios temas, participando também em discos de Jorge Palma e Rui Veloso.



1988 - Assinou contrato com a editora EMI que lança, no ano seguinte, o seu homónimo álbum de estreia produzido por Wayne Shorter. As letras das canções foram da responsabilidade de Miguel Esteves Cardoso, Pedro Aires de Magalhães, Eugénia Melo e Castro e Francisco Menezes. Na composição da música, Pilar teve a colaboração de Nuno Canavarro em dois temas. Em estúdio, Pilar foi acompanhada por um naipe excelente de músicos como Yuri Daniel, Mário Laginha, Mário Barreiros, Wayne Shorter e Flak.

1991 - Actua na primeira parte dos concertos de Suzanne Vega, no Pavilhão de Cascais e no Coliseu do Porto.



1993 - É editado o álbum Pecado Original, gravado no Marcus Studio em Londres, com produção de Steve Davis e a participação de Vicente Amigo.


2000 - Apresenta conjuntamente com Anamar e Né Ladeiras, o espectáculo SM-58 do qual se editou o CD "Ao Vivo - Anamar Né Ladeiras Pilar".



2001 - Editou o CD Não Quero Saber, produzido por Armando Teixeira (Bizarra Locomotiva, Balla, Bulllet, etc.). A maioria das letras é da responsabilidade de Tiago Torres da Silva, havendo um tema escrito por Augusto Sanches e outro por Anamar, ambos em inglês.

 

2003 - Foi editado o álbum Põe um Bocadinho + Alto, com letras de Tiago Torres da Silva e músicas de Pilar, com excepção de "Alguém Cantando" de Caetano Veloso. Os arranjos são de Alexandre Cortês, Pilar & Filipe Valentim, Mocho, Mourah, Tjak, João Roquette e Augusto Sanches.

2005 - Apresenta o concerto Cristal no Grande Auditório do Teatro São Luíz em Lisboa. Neste espectáculo são apresentadas novas composições e versões de temas como Fria Claridade de Pedro Homem de Mello e Um Índio de Caetano Veloso.
Teve a participação do percussionista Thio Mbaye assim com Jorge Palma.


2006 - Viaja para o Senegal onde trabalha nos arranjos de novas composições com Habib Faye e Thio Mbaye - ambos músicos de Youssou N'Dour e Peter Gabriel, actuando no casino du Cap Vert em Dakar. Pilar toma assim consciência da crescente importância de África na Cultura Ocidental contemporânea.

2011 - Muda.se para Espanha onde se encontra a compor.

2013 - Em Setembro lança online o single Teatro - poema de Pedro Homem de Mello. Sendo a primeira artista a musicar um poema deste poeta em estilo Pop. 

Vamos ficar com "Um Amor Assim", na voz de Pilar Homem de Melo.










- Bom domingo!

2 Comments:

Blogger José said...

Boa noite. Por acaso não me sabe dizer se o primeiro álbum da Pilar, original de 1989, foi editado em cd? Há muito que o procuro. Cumprimentos. José

9:51 da tarde  
Blogger Fernando Oliveira said...

Realmente não sei se haverá em CD tal trabalho. Um abraço.

2:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home