14 junho 2015

CARLOS MENDES



CARLOS MENDES



Carlos Eduardo Teixeira Mendes, mais conhecido por Carlos Mendes, é um cantor, compositor e actor e arquitecto Português. e nasceu em Lisboa, no dia 23 de Maio de 1947.

1963 - É um dos fundadores do famoso conjunto Sheiks, grupo que abandona em 1967 para iniciar uma carreira a solo.



Em 1968, vence o Festival RTP da Canção com a canção Verão e participa no Festival da Eurovisão, realizado em Londres, no Royal Albert Hall.



1972 - Volta a vencer o Festival da Canção,  com Festa da Vida que se classifica em sétimo lugar em Edimburgo.



Neste mesmo ano, participa nas gravações de vários discos: A Fala do Homem Nascido (com poemas de António Gedeão), Alegre se Fez Triste, 1ª Canção com Lágrimas e Regresso, entre outros.

1973 - Conclui o curso de arquitectura que tinha começado em 1969, iniciando a actividade de arquitecto que iria abandonar pouco depois, para se dedicar em exclusivo à música.




1976 - Funda juntamente com outros autores, entre os quais Paulo de Carvalho e Fernando Tordo, a primeira editora discográfica independente, Toma Lá Disco e grava o disco Amor Combate. Neste ano é lançado o disco Operários do Natal (com Fernando Tordo e Paulo de Carvalho)


1977 - É lançado o álbum Canções de Ex-Cravo e Malviver com canções como Ruas de Lisboa, Lisboa, Meu Amor e Amélia dos Olhos Doces.


1978 - A revista Mundo da Canção, atribui o prémio de Melhor Disco Infantil do Ano, ao seu trabalho Jardim Jaleco.



1982 - É lançado o disco "Triângulo do Mar".


1984 - Grava o disco "Chão do Vento". Desloca-se ao Brasil, onde actua no teatro João Caetano e Circo Voador (Rio de Janeiro) e no Pavilhão do Ibirapuera (S. Paulo).



1989 - Juntamente com Fernando Tordo, Paulo de Carvalho e o maestro Pedro Osório (maestro) cria, o espectáculo "Só Nós Três" que se estreia no Casino do Estoril com êxito invulgar.



1991 - A Convite da Câmara Municipal de Loures e da Escola Secundária José Afonso, compõe e grava um disco de solidariedade a Timor, com letra de José Fanha, e o disco O Natal do Pai Natal.



1992 - Boa Nova (com Fernando Tordo)



1993 - Os Primeiros Êxitos de Carlos Mendes e Fernando Tordo.

  


1994 - Foi editado o CD "Não Me Peças Mais Canções", com produção de Zé da Ponte, onde Carlos Mendes musicou grandes nomes da poesia portuguesa, tais como Miguel Torga, Fernando Pessoa, Carlos Oliveira, Luís de Camões e António Brito.. O disco inclui um inédito de Mário Soares, "Para Ti Meu Amor".



1997 - Vagabundo do Mar


1999 - Coração de Cantor

E deste arquitecto de canções, vamos ouvir e recordar a "Amélia dos Olhos Doces", com poema de Joaquim Pessoa.









- Bom domingo!