12 maio 2015

QUANDO A AVENIDA NOVA PASSOU A RUA DE CAMÕES



10 DE JUNHO DE 1972
QUANDO A AVENIDA NOVA
PASSOU A RUA DE CAMÕES


No antigamente, nas traseiras do edifício da Câmara Municipal, realizava-se a praça do peixe.

Como devem calcular, não só era notória a falta de higiene, como o cheiro nauseabundo que por ali ficava.

Então resolveu-se construir a Praça da Alegria ou Praça do Mercado, e resolveu-se rasgar uma nova rua que uni-se as traseiras da Câmara à rua do Sacramento e Bom Retiro, ligando mais rapidamente aquele lugar à nova Praça da Alegria, a que foi dado o nome de Avenida Nova.


Mas no dia 10 de Junho de 1972, a Avenida Nova vai dar lugar a Rua de Camões.

Em comemoração de data tão significativa realizou-se no dia 10 de Junho de 1972, no salão nobre dos Paços do Concelho, pelas 16 horas, uma sessão invocadora do grande épico CAMÕES, levada a efeito pelo Liceu de Penafiel e na qual houve uma palestra "Lirismo e Gesto heróico nos Lusíadas" pelo aluno do 7.° ano daquele estabelecimento de ensino, Carlos Mendes, com a colaboração das alunas do mesmo Liceu, Filomena Carvalho e Cristina Barreira.


O salão estava repleto de pessoas, vendo-se na Mesa de Honra o Presidente da Câmara, representante do RAL 5, Subdelegado de Saúde, Director da Escola Técnica, Vice-Reitor do Liceu, Pároco de Penafiel e Vigário da Vara e professoras do ensino secundário.

 Falou em primeiro lugar o Vice-Reitor do Liceu. Dr. João Delfim Tomé. que agradeceu ao Presidente da Câmara as facilidades concedidas para o Festival da Juventude e lembrou a necessidade de Penafiel possuir um pavilhão gimnodesportivo dada a quantidade de alunos actualmente existentes na nossa terra, onde também há uns grupo desportivo da 2.a Divisão Nacional de Futebol. 




O tema abordado por Carlos Mendes agradou plenamente ouvindo-se no final quente ovação. Após a sessão, que foi encerrada pelo Presidente do Município, Dr. Manuel Alves Moreira, procedeu-se ao descerramento de uma placa que dá o nome de Rua de Camões à antiga Avenida Nova, nas traseiras do edifício dos Paços do Concelho. 

Cerca das 18 horas teve início no Estádio Municipal um festival gimnodesportivo com a comparticipação de alunos e alunas do Liceu de Penafiel, tendo sido muito aplaudidos os vários números executados. 

O Estádio registou uma enchente, retirando satisfeitos todos os presentes pelo espectáculo que lhes foí proporcionado pela juventude penafidelense.


Mas entretanto apareceram aí uns entendidos que acharam que o nome do grande Camões, não era digno de figurar nesta rua e zás, tal como fizeram ao nosso Egas Moniz,  o Camões foi parar a outro lado da cidade, ficando a Avenida Nova, que já foi Camões a chamar-se Faião Soares.