07 abril 2015

O LICEU NACIONAL DE PENAFIEL



LICEU NACIONAL DE PENAFIEL
1972 - 1977


Nos anos sessenta e setenta do século XX, Penafiel ia-se afirmando paulatinamente como uma cidade académica no Vale do Sousa.

Primeiro veio a Escola Técnica, com vários cursos de formação diurnos e nocturnos, depois a Escola Comercial, e a Secção Preparatória aos Institutos, seguidamente o Magistério Primário e por fim, no ano lectivo 1972/73 nasceu o Liceu Nacional de Penafiel.

Sexta-feira, dia 8 de Dezembro de 1972, no Cine-Teatro S. Martinho, pelas 11 horas, realizou-se a sessão solene da abertura oficial do Liceu Nacional de Penafiel, que foi presidida pelo Director-geral do Ensino Secundário, Dr. Manuel Tavares Emídio.


No interior do Cine-Teatro S. Martinho, as cadeiras da tribuna e da plateia estavam completamente cheias de pais, alunos e professores, e no palco estava montada a mesa composta pelo ilustre visitante, Dr. Manuel Tavares Emídio, Presidente da Câmara de Penafiel, Dr. Manuel Alves Moreira, Reitor do Liceu Nacional de Penafiel, Dr. João Tomé, Reitor do Liceu Alexandre Herculano, Reitor do Liceu Garcia da Orta, dr. Paulo Sarmento, em representação do Director Geral de Desporto, Director da Escola Técnica de Penafiel, Dr. Aurélio Tavares, Presidente da AFA (Associação das Famílias dos Alunos), Dr. Luis Guedes, do Subdelegado de Saúde, Dr. Rodrigo dos Santos, representante da Escola do Magistério Primário de Penafiel, comandante da Secção da GNR, Vice-Reitor do Liceu de Penafiel, Juiz da Comarca, e ainda dois alunos do Liceu: Maria do Rosário Gamboa e Raul Aníbal. 

Aberta a sessão, a aluna Maria do Rosário Gamboa, dirigiu palavras de reconhecido agradecimento ao Director Geral, que calaram fundo naquele ilustre visitante pela objectividade e oportunidade que traduziam.

Foi em seguida oferecido um ramo de cravos ao Sr. Dr. Manuel Emídio, por uma aluna do 1.º ano do Liceu, gesto que foi calorosamente aplaudido pela assistência.

O Reitor do Liceu Nacional de Penafiel, Dr. João Delfim Tomé, proferiu depois as seguintes palavras: 

Senhor Director Geral de Ensino Secundário, Senhor Delegado do Director Geral dos Desportos no Distrito do Porto, Senhor Presidente da Câmara, Senhores Reitores, Digníssimas Autoridades Religiosas, Civis e Militares, Caros Colegas, Caros Alunos, Minhas Senhoras e meus Senhores.

O nosso Liceu está em festa. 

E está em festa não só por ser hoje o dia da sua abertura Oficial, mas sim por termos a honra de ter dentro dos muros de Penafiel, o Senhor Dr. Manuel Tavares Emídio, mui ilustre Director Geral de Ensino Secundário. 

Aproveito esta oportunidade para render especial homenagem a V. Ex.ª Senhor Director Geral e permita-me V. Ex.ª que muito respeitosamente o felicite pela forma como a nossa Direcção Geral tem sido dignificada e prestigiada sob a sábia orientação de V. Ex.ª.
É V. Ex.ª um Director Novo, com ideias novas, que muito se tem esforçado pela renovação do ensino, no sentido de se ganhar a Batalha da Educação. 

 É uma honra para mim, é uma honra para os nossos serviços, é uma honra para Penafiel, Vossa Excelência presidir á abertura oficial do seu Liceu.

É um acontecimento de relevância para esta cidade, que jamais será olvidado. 

Eu não sou de Penafiel, nem nunca pensei cá morar, mas associo-me à alegria de todos os penafidelense e respeitosamente saúdo o Governo da Nação e Sua Excelência o Ministro da Educação Nacional. 

Deste humilde lugar, mas com toda a confiança e com toda a alma, eu peço para que V. Ex.ª seja intérprete junto de Sua Excelência o Ministro, do entusiasmo que reina em Penafiel com o ensino e que todos nós professores, de qualquer ramo, queremos ser soldados nessa Grande Batalha da Educação.

É costume, quando as Entidades Superiores vêm até junto de nós, apresentar um relatório profundo de todas as necessidades. Abundam as razões para chegarmos à conclusão que é primitivo o estado de atraso do Liceu. 

Não as vou enumerar. 

Não foi para isso que convidei, V. Ex.a, pois a Direcção Geral tem perfeito conhecimento da situação difícil em que me encontro, mas simplesmente confessar que tenho toda a confiança em Vossa Excelência. 

O nosso estabelecimento de ensino que tem percorrido na ordem e com segurança um período de progresso rumo a um futuro, com certeza mais sorridente, confia em quem tanto fez e muito mais fará pelo bem estar da população escolar. 

Passados quatro anos é um Liceu com 600 alunos. 

Tenho vivido sempre cheio de esperanças e ainda bem. As esperanças de que há quatro anos dei conta não foram iludidas - as certeza. que já então me animavam são hoje um facto. 



Se nos debruçarmos sobre o ano de 1968, este estabelecimento de Ensino era uma Secção Liceal do Liceu Alexandre Herculano com 59 alunos.

Passados quatro anos, é um Liceu com 600 alunos.



Hoje temos um liceu quase vazio, mas ainda este ano teremos um Liceu apetrechado com todo o material de Física, Química e Ciências Naturais.

Não é isto verdade Senhor Director Geral? 

Penafiel espera confiante um Pavilhão Gimnodesportivo Ex.mo Senhor Delegado do Senhor Director Geral dos Desportos no Distrito do Porto: O Liceu de Penafiel cumprimenta V. Ex.a e felicita o Senhor Director Geral dos Desportos pelo acerto da escolha. 

Pelo que me foi permitido observar quando tive a honra de contactar com V. Ex.a e pelo que me têm dito de V. Ex.a, o Senhor Director Geral dos Desportos quando escolheu o Senhor Dr. Paulo Sarmento para seu representante, viu na pessoa de V. Ex.ª inteligência fulgurante, dinamismo, simpatia irradiante, simplicidade e espírito de justiça. Senhor Delegado: Estou disposto a trabalhar no sentido do desenvolvimento da Educação Física e do Desporto, não só no Liceu, como na cidade, esperando que todos os outros responsáveis o façam também. 



Penafiel tem um Liceu, uma Escola Técnica, uma Escola do Magistério, uma Escola Preparatória, um Clube na Segunda Divisão Nacional e não há onde praticar desporto!...

Não sou penafidelense, mas posso garantir e o Senhor Dr. Martinho V. Pires pode testemunhar que Penafiel sabe ser grata a quem o merece. 

Senhor Director Geral. Foi com grande sacrifício que V. Ex.ª se deslocou até nós, mas Penafiel merece bem a presença de V. Ex.ª, pois toda esta boa gente tem amparado imenso o ensino liceal.
Encontrei sempre a melhor boa vontade em todas as iniciativas que levei a cabo.

Só porque a Ex... Mesa da Santa Casa da Misericórdia é compreensiva e amiga é que é possível termos vinte e uma turmas do Liceu em funcionamento. Sem este precioso auxílio, teríamos aulas sem cadeiras e sem mesas - portanto turmas sem aulas. Á Ex ma. Mesa o meu muito obrigado. 

Só porque encontrei dois Presidentes da Câmara que dedicaram ao ensino Liceal todo o entusiasmo e todo o amor é que foi possível a Secção Liceal ter caminhado a passos largos para um Liceu. 

Aproveito a oportunidade para apresentar a V. Exa e. Sr. Dr. Alves Moreira e Coronel Fontes, as minhas respeitosas homenagens e expressar-lhes a minha admiração e consideração. 

Tudo isto é verdade, mas a Secção Liceal de Penafiel nasceu sob o melhor dos signos que pode nascer um estabelecimento Liceal: Reitoria de Martinho Vaz Pires. O Gigante dos Reitores. 

É também dever meu, dirigir à Imprensa, à Rádio, e à R. T. P. uma palavra de agradecimento pela crítica construtiva que sempre têm feito. 

Bem hajam.



No final da sessão, a AFA premiou os melhores alunos do Liceu oferecendo-lhes livros, segundo os seguintes critérios:

1- Prémios para os alunos que dispensaram a exame. 

2- Prémios para os alunos que tiveram aproveitamento e comportamento bom. 

3 Prémios para os alunos que transitaram com distinção.

4- Prémios para os melhores alunos do 5.° e 7.• anos. 

Deste quadro de honra, faziam parte os seguintes alunos:

Que ficaram dispensados no exame do 7.° ano:

Maria Josefina dos Reis Cabral, Odete Maria Alves da Silva Patrício, Carlos José de Sousa Mendes.

Relação dos alunos que transitaram para o 6.° ano com aproveitamento bom: 

Maria Agostinha Ribeiro de Matos, Olga Maria Pinto Ferreira da Silva, Simão Agostinho Machado Garcez, Norberto Mamede do Vale Sampaio.

Relação dos alunos que transitaram para o 7.° ano com aproveitamento bom: 

Maria José Barbosa Pinto Santos, Maria do Rosário Gamboa Lopes de Carvalho, António das Neves Soares Ferreira, José Júlio Ferreira Pacheco, Rui Fernando Ribeiro de Carvalho, Armindo Domingos Aires Dias, Raimundo Manuel da Silva Queirós, Raul Aníbal Gouveia da S. Carvalho.

Relação dos alunos que transitaram para o ensino superior com aproveitamento bom: 

Albina Maria da Silva Barbosa, Ana Maria de Jesus Mendes, Maria Amélia de Jesus Mendes, José dos Santos Pinto Mendes, Lígia Maria Martins Coelho, Manuel Aves Costa, Manuel Francisco Meireles Mendes,Maria Filomena Gamboa Lopes de Carvalho, Maria da Graça Oliveira Pinto Cunha, Rui António da Cruz, Tereza Maria Ribeiro Salvador, Maria Jusefina dos Reis Cabral, Carlos José de Sousa Mendes, Odete Maria Alves da Silva Patrício.

Relação dos alunos que transitaram para o 5.º ano com aproveitamento de bom:

Maria Aldina de Bessa Ferreira, Maria Almerinda de Sousa Barbosa, Maria Margarida Pacheco Medeiros, Maria de Fátima Almeida e Silva, Maria de Fátima Polónia Coelho da Silva, José Francisco Pereira da Silva e António Joaquim Monteiro da Cunha Leal.

Relação dos alunos que transitaram para o 4.º ano com aproveitamento de bom:

Ana Maria da Rocha Silva, Cândida Filomena Barroca de Carvalho Pereira, Isabel Maria Pacheco Medeiros, Maria Deolinda Lopes Martins, Maria Luísa Sobral Pacheco Moreira, Fernanda Zita Moreira Pinto Ferreira, Lídia Maria Ribeiro de Matos, Maria Olália da Silva Peixoto, Maria Gorreti Teles de Meneses Pinto, Maria da Natividade Vieira Andrade, Maria de Lurdes Pacheco Moreira, Maria do Sameiro Loureiro Teixeira, António José Polónio Coelho da Silva, Manuel Luís de Castro Teixeira, José Manuel Silva Pereira, José Joaquim Rodrigues Nunes, Luís Paulo Leão Cardoso de Barros e Ricardo José Lopes Coelho.

Relação dos alunos que transitaram com distinção:

3.º Ano - Ana Maria da Rocha e Silva, Cândida Filomena Barroca de Carvalho Pereira, José Manuel Silva Pereira e Manuel Luís de Castro Teixeira.  

5.º Ano - Maria Agostinha Ribeiro de Matos e Olga Maria Pinto Ferreira da Silva.

6.º Ano - Armindo Domingues Aires Dias.

7.º Ano - Odete Maria Alves da Silva Patrício

Relação dos melhores alunos do 5.º e 7.º ano

5.º Ano - Maria Agostinha Ribeiro de Matos e Olga Maria Pinto Ferreira da Silva.

7.º Ano - Odete Maria Alves da Silva Patrício

Finalmente teve lugar no edifício do Liceu, na Rua do Paço, o descerramento da placa onde se podia ler "Liceu Nacional de Penafiel", seguindo-se um almoço oferecido ao Dr. Manuel Tavares Emídio e convidados de honra, tendo o Dr. Mário Silva, o professor mais novo do Liceu, saudado o Director-Geral do Ensino Secundário, que agradeceu a recepção de que foi alvo, manifestando a sua satisfação por ter estado em Penafiel e vivido  os seus problemas de ensino.

NA hora de deixar Penafiel, Sua Excelência foi muito cumprimentado. 

E aqui ficam os primeiros passos do Liceu Nacional de Penafiel, que nasceu em 1972, sendo extinto através do Decreto-Lei n.º 80/78, de 27 de Abril, com efeitos a 1 de Outubro de 1978, dando origem juntamente com a extinção da Escola Industrial e Comercial de Penafiel, à Escola Secundária de Penafiel.  



No palacete setecentista dos Pereira do Lago, onde funcionou o Liceu Nacional de Penafiel, está desde o dia 24 de Março de 2009, instalado o Museu Municipal de Penafiel.



1 Comments:

Blogger Unknown said...

Gostei do trabalho de recolha deste artigo. Obrigado.
Também não sou de Penafiel, mas fui aluno deste liceu. E identifico-me como de Penafiel, por ter sido aluno.
Era aluno quando se encerrou o liceu e entendi que era uma coisa boa, pois o liceu já estáva muito velhinho e sem condições sanitárias para tantos alunos.
O liceu era no centro da cidade e isso influenciava e muito a cidade. A actividade comercial "sabia" quando havia aulas!
As amizades do liceu essas foram e são importantes, porque aquela idade foi importante para todos nós.

2:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home