12 abril 2015

FERNANDO TORDO



FERNANDO TORDO



Fernando Travassos Tordo, nasceu em Lisboa a 29 de Março de 1948, na Rua Feio Terenas, é um cantor e compositor português, também se dedicando à escrita e à pintura.

Cantou pela primeira vez em público aos dez anos, integrando o coro do Colégio Moderno. Aos doze anos iniciou a aprendizagem de guitarra, tendo começado a carreira profissional em 1965 no grupo "Os Deltons".

Em 1967 substitui Carlos Mendes nos Sheiks, com funções de cantor e guitarrista de acompanhamento.

Muitas das centenas de obras produzidas destinaram-se a outros grandes intérpretes como Carlos do Carmo, Paulo de Carvalho, Tonicha, Beatriz da Conceição, Simone de Oliveira e tantos outros.

A sua participação nos Festivais da Canção. 

Fernando Tordo participou no Festival RTP da Canção de 1969 onde interpretou o tema "Cantiga". Nesse mesmo festival conheceu o poeta Ary dos Santos, formando assim uma das mais importantes parcerias portuguesas ligadas à Música. 


Regressa ao Festival RTP da Canção em 1970, com "Escrevo às Cidades", e em 1971 com "Cavalo à Solta", uma das suas primeiras composições com o poeta José Carlos Ary dos Santos. 

Volta ao Festival RTP da Canção, em 1972, com "Dentro da Manhã" da autoria de Yvette Centeno e José Luís Tinoco.
Em 1973 vence o Festival RTP da Canção  com a canção "Tourada".





Tordo vence novamente o Festival RTP da Canção, em 1977, desta vez com " Portugal no Coração", na interpretação do grupo Os Amigos, com Paulo de Carvalho, Luísa Bastos, Ana Bola, Edmundo Silva (Sheiks) e Fernanda Piçarra.

Em 1984 participa novamente no Festival RTP da Canção, desta vez com "Canto de Passagem".


1971 - É editado o disco Festival de Camaradagem com Paulo de Carvalho,  Fernando Tordo, Duo Orfeu e José Carlos Ary dos Santos.



1972 - Nesse ano é editado o seu primeiro álbum, TOCATA, com arranjos e direcção de Orquestra de Dennis Farnon. Inclui os temas "Tocata", "Dentro da Manhã", "Canto No Deserto", "Virgens Que Passais", "Canto Franciscano", "Cavalo À Solta", "Amor Vivo", "Aconteceu Na Primavera", "Vou Inventar Uma Flor", "Sangue Das Palavras" e "Tocata". 



Em 1975 é um dos fundadores, juntamente com outros autores, entre os quais Paulo de Carvalho e Carlos Mendes, da primeira editora discográfica independente, Toma Lá Disco. O primeiro disco é o álbum Feito Cá Para Nós.




Na editora Toma Lá Disco, edita em 1977, Estamos Vivos!



Em 1979 - Fazer Futuro 



Em 1980 lança o disco Cantigas Cruzadas, o último disco com Ary dos Santos. O afastamento de Ary dos Santos, marca uma nova etapa na sua carreira, passando também a ser autor dos poemas. 



Reside nos Açores entre os anos 1982 e 1986.

Em 1983 editou o disco Adeus Tristeza. É distinguido com o prémio para o melhor LP de música ligeira. 



Em 1984 lança o disco Anticiclone com orquestrações de François Rauber (antigo colaborador de Jacques Brel). 



!986 - No disco A Ilha do Canto volta a ter a colaboração de François Rauber.




Em 1988 foi um dos vencedores do Prémio Figueira da Foz, instituídos no âmbito do Prémio Nacional da Música, destinado a financiar diversos projectos discográficos. O prémio permitiu pagar a edição de Menino Ary dos Santos, um disco com 9 dos 27 poemas do livro "Asas" escrito por José Carlos Ary dos Santos com 15 anos de idade, numa pequena edição de 1000 exemplares, e que Fernando Tordo só conheceu, já no Faial, em 1984.




Em 1989 realiza com Pedro Osório, Paulo de Carvalho e Carlos Mendes "Só Nós Três". 



1992 - LP Boa Nova (com Carlos Mendes)



Em 1994 grava em Abbey Road Studios "Só ficou o amor por ti".


1995 - no mesmo estúdio em Londres, grava "Lisboa de Feira", este com grande orquestra de Jazz, National Youth Jazz Orchestra. Edição de autor.

Em 1997 começa a série de gravações em Barcelona com o arranjador Josep Mas "Kitflus". Grava "Peninsular".



1997 - O disco Calendário é distribuído com o Diário de Notícias. Cada mês do calendário é acompanhado por pinturas de José Manuel Castanheira. Este CD, vendido com o Diário de Notícias é ainda hoje o CD mais vendido em Portugal num dia.




Em Março de 2002 é editado E No Entanto Ela Move-se, gravado em Barcelona, que inclui temas dedicados aos filmes "Cinema Paraiso" e "O carteiro de Pablo Neruda" e ainda homenagens a George Harrison ("Preciso De Ti") e ao povo de Timor-Leste ("O Timorense"). O disco teve distribuição da editora Universal.


2006 - Tordo canta, "Tributo aos Laureados Nobel", sendo este um importantíssimo trabalho onde Fernando Tordo musica 12 Prémios Nobel da Literatura - poetas, tendo sido José Saramago a "fonte" inspiradora, com o poema "Circo".



Agora que já cheira novamente ao bolor de antigamente, não há dúvida que temos de tourear ombro a ombro as feras, com bandarilhas de esperança, para florirem de novo flores na praça da Primavera, como diz a canção.

Aqui fica a Tourada, canção que nos representou no Festival da Eurovisão em 1973, na voz de Fernando Tordo.






- Bom domingo!