14 abril 2015

VITORINO DE SOUSA ALVES UM FILÓSOFO PENAFIDELENSE




VITORINO DE SOUSA ALVES
UM FILÓSOFO PENAFIDELENSE
1915 - 2002


Vitorino de Sousa Alves ladeado pelos sobrinhos Rafael Telmo e Renato Cláudio


Vitorino de Sousa Alves, nasceu na freguesia de Guilhufe, concelho de Penafiel, no dia 26 de Julho de 1915, partindo para os braços do Senhor, no dia 8 de Janeiro de 2002.

Ingressou na Companhia de Jesus a 7 de Setembro de 1935, onde cursou Humanidades no Convento da Costa em Guimarães, tendo-se posteriormente licenciado em Filosofia na Faculdade de Filosofia de Braga e em Teologia na Universidade Gregoriana de Roma.
 
Em 1957 defendeu a sua tese de doutoramento sobre a Dialéctica do Espaço e do Tempo. 

Logo em seguida começou a leccionar em Braga as cadeiras de Cosmologia e Filosofia das Ciências, regendo também cursos livres, durante dois anos, no âmbito das mesmas disciplinas, no Centro de Estudos Humanísticos, anexo à Universidade do Porto. 

Na Faculdade de Filosofia de Braga ficou sobretudo conhecido pela regência dos cursos de Lógica Formal e de Epistemologia Geral.

Paredes, Páscoa de 1970 com Joaquim Alves de Sousa (1921- ), Vitorino de Sousa Alves (1915-2002) e Manuel Pinto Ferreira de Sousa. (1925-2007)


A sua formação cultural era extraordinária e invulgar pois fundava-se num conhecimento aprofundado tanto dos grandes autores da matemática, das ciências e da lógica como nos da Filosofia, destacando-se em particular o seu conhecimento de Aristóteles, Tomás de Aquino e Pedro da Fonseca, bem como de Kant e Hegel, Bertrand Russell, Edmund Hussel, Teilhard de Chardin, Ludwig Wittgenstein, Karl Popper, etc. 

De facto, podemos dizer que o pensamento de Vitorino Sousa Alves era essencialmente o fruto de um diálogo atento e rigoroso com os grandes autores do pensamento e as grandes questões suscitadas na história do pensamento filosófico e científico.

Na História do Pensamento filosófico Português, Lúcio Craveiro da Silva, procurou condensar a Obra de Vitorino Sousa Alves, seu antigo aluno, da seguinte maneira: 

"O Professor Vitorino de Sousa Alves é certamente o autor mais representativo na Filosofia das Ciências entre nós, o que demonstrou nos seus estudos e em congressos internacionais. Resumindo os seus principais trabalhos de investigação no domínio das relações entre a Ciência e a Filosofia no seu livro Ensaio de Filosofia das Ciências (Braga, 1998), nele trata da Teoria da Ciência e Epistemologia Geral e das fundamentações lógica e filosófica de várias ciências, como Física Teórica, Cosmologia, Matemática e Lógica Formal, analisando e tomando posição «na análise crítica dos problemas mais relevantes e radicais que os cientistas modernos põem à filosofia». O programa sobre a natureza, valor e limites do conhecimento científico, exige a descoberta e a crítica dos fundamentos e princípios das teorias axiomáticas, donde partem as ciências para a sua investigação e construção. O que há de mais notável nestes estudos do Prof. Sousa Alves é que ele junta um conhecimento e domínio invulgar das ciências físicas e matemáticas a uma visão actualizada da filosofia. Embora conheça a filosofia escolástica donde partiu, soube primeiro inová-la e depois caminhar para um campo até agora quase inexplorado entre nós e, actualizando-se, não ficou preso a teorias ultrapassadas e encontrou perspectivas e soluções de diálogo entre as ciências actuais e a filosofia contemporânea."
 
O acerto destas observações por parte do Professor Lúcio Craveiro da Silva (1914-2007), parece-me evidente, e de grande finura. Por isso, continuo a citação do seu texto sobre o seu antigo aluno:

"O Professor Sousa Alves dedicou-se ainda ao estudo da Lógica, tanto clássica, na qual apresenta uma interessante inovação, como da Lógica Matemática, de que foi um dos primeiros a adoptá-la no ensino em Portugal. No seu Curso de Lógica (...), estuda a definição e objecto, domínio e método para a construção da Lógica, desde a Analítica de Aristóteles até ao período contemporâneo das lógicas polivalentes a n-valores e dos teoremas de Gentzen e Gõdel sobre a validade e limites dos sistemas lógicos dedutivos. 

Na Lógica Clássica construiu um novo sistema dedutivo de classes para a teoria silo-gística e nele estabeleceu a redução de todos os modos silogísticos, válidos, a 2 axiomas, o Barbara e Darii (da 1.ª figura) e prova, por dedução, todos os outros modos silogísticos como Teoremas."
 
E acrescenta ainda Lúcio Craveiro da Silva: 

"Depois expõe a Lógica Matemática ou Simbólica, na qual analisa vários calculos: o Proposicional das fórmulas tautológicas e seu sistema dedutivo; o Funcional de predicados (de 1.a e 2.a ordem); o de classes com a descrição crítica dos transfinitos cantorianos e antinomias lógicas, e o cálculo de relações. Analisa também o valor e limites dos sistemas lógicos dedutivos por causa da descoberta de, proposições e princípios indecidíveis. [Analisa igualmente o modo com o] Os teoremas de Gentzen e de Gõdel levaram à matemática finitista de Hilbert e à aritmatização da lógica pura para fundamentar a Matemática".

Vitorino de Sousa Alves, é o terceiro da fila de cima, da esquerda para a direita da foto, tirada em Braga.


Vitorino de Sousa Alves, no que se refere à Filosofia das Ciências, deteve-se sobretudo num aprofundamento das questões filosóficas suscitadas pelos avanços da Matemática, da Física e da Lógica. 

Como jesuíta e homem da Igreja, soube sempre dialogar com argúcia e penetração, com profundo respeito e conhecimento directo dos grandes autores do pensamento filosófico e científico.

O seu fascínio era interpretar os mundos da Filosofia e da Ciência numa perspectiva compreensiva, em atenção às questões mais radicais de que é capaz a mente humana, inserindo esta e as suas deambulações no contexto de uma visão verdadeiramente cósmica da realidade.

Vitorino de Sousa Alves foi  um distinto Professor da Universidade Católica Portuguesa e um notável e assíduo colaborador da Revista Portuguesa de Filosofia.

Seu nome permanece na toponímia de Braga com o nome de Rua Padre Vitorino de Sousa Alves, na freguesia de Fraião.

Neste ano em que se comemora o centenário do seu nascimento, o blogue "Penafiel Terra Nossa", presta esta singela homenagem ao filósofo penafidelense Vitorino de Sousa Alves, um dos Mestres mais insignes da Filosofia Portuguesa. 

Nota - As fotos que ilustram este texto, foram cedidas pelo sobrinho Rafael Telmo.    

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Sou Manuel Luís Lopes Batalha, fui aluno do Professor Padre Vitorino de Sousa Costa, na licenciatura em Filosofia, na Universidade Católica de Braga. Como é referido leccionava a Cadeira de Lógica (termo genérico)e do senhor professor recebi sábias lições, com que, também, maravilhava todos os alunos. Sábio na matéria a expor, ritmava um andamento de exposição da mesma que motivava. Duma relação afável, alegre estava, mesmo depois das aulas, disposto a "tirar" qualquer dúvida. Não esqueço doutor Vitorino de Sousa Alves, pelos seus cabelos meio encaracolados meio penteados, outro meio para pentear; a sua camisola de gola alta; a sua "gabardine", que tudo girava sempre que com o giz na mão descrevia, escrevia e falava, num movimento em que únicos se criava uma nuvem de pó de giz; de movimento de "gabardine"; de cabelos e o som das suas palavras maravilhava toda a aula.

5:28 da tarde  
Blogger Fernando Oliveira said...

Obrigado pelo seu comentário, descrevendo as aulas deste Filósofo penafidelense Vitorino de Sousa Alves. Um abraço.

9:20 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home