17 junho 2014

QUADRAS À SENHORA DA LAPA



QUADRAS À SENHORA DA LAPA
DO POETA FERREIRA DE SOUSA


Todos os alunos e alunas que passaram pela Escola Industrial e Comercial de Penafiel, e que tiveram a sorte de se cruzarem com o professor Ferreira de Sousa, de certeza que se lembram dele, não só pelos ensinamentos transmitidos, como pela sua maneira peculiar de se relacionar com os alunos, tratando-os por cavalheiros.


Isto vem a propósito de outro dia andar a remexer numa papelada, e encontrar uns versos dedicados à Nossa Senhora da Lapa, sendo o seu autor, o nosso professor, Manuel Pinto Ferreira de Sousa.

Como sei que esta malta da Escola Técnica e não só, apreciam estas coisas, não podia deixar de compartilhar este meu “achado”, para conhecerem esta sua faceta de devoto da Senhora da Lapa. 


Apreciem a descrição que ele faz desta imagem de granito da Senhora da Lapa, chegando ao ponto de dizer que a mesma se encontra fora da capela, o que demonstra o bom observador que ele era. Realmente no interior desta pequena capela, apenas se encontra a imagem de S. Cristóvão.


Depois deste pequeno intróito, aqui fica um rosário de quadras dedicadas à Senhora da Lapa em Penafiel, descrevendo a sua devoção à Santa, tanto no Santuário da freguesia de Lagares, a esta pequena capela na cidade de Penafiel.


SENHORA DA LAPA EM PENAFIEL

Nossa Senhora da Lapa
Muito ao longe ganhou fama
Em Portugal e no mundo
É Rainha que nos ama.

Terra de Penafiel
Venera-a com devoção
Lagares tem Santuário
Todos nós no coração

Penafiel, a cidade
À Virgem da Lapa reza,
Templo da Misericórdia
Da sua imagem se preza.

Nessa Igreja nobre e artística
Fala a Virgem em capela.
Não está dentro, é cá fora.
Cidade reza com Ela…

Sua Imagem de granito
Olha-se bem cá de fora.
Em pedra, tudo é bonito
Branca a beijar a luz da Aurora.

Templo da Misericórdia
Tem-na em nicho de granito
Ergue as mãos do fundo ao alto,
Chama seu Filho bendito.

Sempre homenagem lhe presto,
Não está dentro, é cá fora.
Faz-se público o seu gesto
Pra quem passa a toda a hora.

Sua Vida Imaculada
Levanta ao céu as mãos puras,
As almas buscam a Cristo,
Por elas sobem seguras.

Visitar a Serra da Lapa
Que bela recordação!...
Lagares, todo o concelho,
Florescem em devoção…

Fui à Senhora da Lapa,
Isto vos quero dizer…
Muito oiço a falar de Vós
Mas na Lapa, Vos quis ver…

Não se dá caminho feito,
Pra ir até Vós, Senhora.
A andar o fui fazer,
Com a ânsia a toda a hora.

Amoa Senhora da Lapa
E quero o que Ela me diz.
Oração e penitência
Dão vida alta e feliz…

Virgem, sois Suprema Mãe,
Do Único e Supremo Amor!
Pra mim sois Misericórdia,
Neste ódio desolador.

Nossa Senhora da Lapa,
Virgem Mãe cheia de Graça.
Vejo em Deus toda a Alegria
Do perdão, que em mim abraça.

Na Serra, todo o silêncio
Sinal Divino Anuncia.
Escondida sobre a lapa
Festa floriu pra Maria.

Sempre a Senhora da Lapa
Roubou em cheio os meus olhos,
Ficam dela para sempre,
Esquecerei meus abrolhos.

Senhora, quero morar
Numa lapa, ao pé de Vós,
Escondido bem estou.
É sítio em que Deus me pôs…


Ver artigo relacionado com o tema:
http://penafielterranossa.blogspot.pt/search?q=Miseric%C3%B3rdia