03 junho 2014

ECLIPSE DO SOL VISTO EM PENAFIEL

ECLIPSE DO SOL 
VISTO EM PENAFIEL
NO DIA 17 DE ABRIL DE 1912 

Populares a verem o eclipse junto ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade

Quando eu era pequeno, contava-me a minha avó, que houve uma vez um eclipse que se julgava ser o fim do mundo.

Todos rezavam, mas a certa altura do dia, tudo parecia que ia acabar. O Sol desapareceu, e até os galináceos recolheram aos seus poleiros, no capoeiro, como se de noite se tratasse.

Graças a Deus, dizia ela benzendo-se nada passou de um valente susto, e o mundo continuou a girar até aos dias de hoje. 

Isto passou-se no dia 17 de Abril de 1912, quando os três astros Sol, Lua e Terra, resolvem estar perfeitamente alinhados.  



Segundo o observatório de Greenwich, um dos locais onde se poderia observar melhor este eclipse total do Sol, era na freguesia de Milhundos, no monte de Rande no concelho de Penafiel. 

Astrónomos Ingleses Bachoowse e Sharp dirigindo-se para Rande

Assim, os astrónomos ingleses Bachoowse e Scharp e Rossi, da Britiah Astronomical Associativa, que se faziam acompanhar pelo interprete Mibet, dispuseram a sua aparelhagem a 300m a oriente da igreja de Milhundos.

Neste mesmo local estava também uma delegação do Liceu de Viana do Castelo composta pelos dr. José de Jesus de Araújo, reitor e professor de geografia, dr. Thomaz Afonso Felgueiras, professor de ciências e matemática e pelos alunos que constituíam a 5.ª classe José Gonçalves Amado, Sérgio Serra, Alfredo Guerra, Guilherme Silva, Manuel Costa, Armando do Prado, Licínio de Oliveira, José Alves da Silva, José Caldas, Francisco Mamede, Giraldo Dantas, Jorge Silvano, José Vieira e Edmundo Guimarães.

Elementos da missão da Escola Naval

Também se encontravam em Penafiel para estudar e registar o fenómeno uma delegação de alunos da Escola Naval, que se instalou em Caíde e nos arredores desta cidade, uma missão de estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa, que se dispuseram desde o alto de Duas Igrejas até Aperrela. 

No Campo do Conde de Torres Novas, fronteiriço ao quartel de Infantaria 32, ficaram a observar os professores daquela Faculdade srs. Director Pedro José da Cunha, Eduardo Andréa e Thomaz de Aquino. Esta missão vinha munida de instrumentos registadores, trazendo para observações meteorológicas um termógrafo, um barógrafo e um actinógrafo registador. Também traziam ainda um aparelho composto por duas esferas, destinado a registar a descida da temperatura produzida pela ocultação do Sol, para além de virem munidos de uma luneta e os alunos de binóculos e relógios, cuja hora foi regulada pelo Observatório da Ajuda. Foi tirada, ainda pela mesma missão, um aspecto da paisagem durante a totalidade do eclipse.

Esta missão era composta pelos seguintes alunos de astronomia e mecânica celeste: Carvalho Ferreira, Manoel Peres, Camacho Brandão, Bastos de Carvalho, E. Neves Ferreira, Portugal Colaço, Correia de Mello, Bravo Henriques e Dias Costa.

Elementos da Escola Naval a observarem o fenómeno.

10h 21m – Começou-se a sentir um certo arrefecimento da temperatura.

11h 39m – A sombra começa a cobrir as montanhas circunvizinhas, e ouve-se o latir dos cães, o cantar dos galos, enquanto a escuridão se estende como um véu de trevas. 

11h 43m e alguns segundos, uma grande escuridão envolveu Penafiel, tendo-se nessa altura verificado o aparecimento do planeta Vénus.

Segundo o professor Eduardo Andréa a centralidade do eclipse, passou junto de Milhundos no local onde estava previsto.

Às 11h 42m 6 segundos foram vistas as chamadas contas de Baily, pequenas gotas luminosas à volta do disco solar.

Durante o eclipse, a temperatura baixou de 28º para 13º.

Muitos populares observaram este eclipse do Sol, junto ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

Depois, o Sol lá voltou, e segundo a minha avó, graças às rezas que por este país foram praticadas com tanto fervor, que Deus fez novamente as pazes com os homens, e adiou “sine die” o tão anunciado fim do mundo.