25 maio 2014

BLUES BREAKERS



BLUES BREAKERS
E OS BLUES ELÉCTRICOS

John Mayall - Hughie Flint - Eric Clapton - John Mc. Vie

Se há um género musical que eu aprecio, é os blues elétrico.
 
O blues elétrico é um tipo de blues distinguida pelo uso da amplificação do som da, guitarra elétrica, baixo, bateria e, frequentemente harmónica.  

Embora este género musical tenha nascido em Chicago nos Estados Unidos, foi-se desenvolvendo em várias regiões tais como o Memphis Blues e o Texas Blues.

Entretanto os blues são adotados no Reino Unido, mas executado em guitarras elétricas dando origem a um novo estilo de Blues.

O auge desse movimento de blues britânico veio com John Mayall, que se mudou para Londres no início dos anos 60 e formou os Blues Breakers.

Eric Clapton que tinha acabado de sair dos Yardbirds, por achar que eles estavam a seguir uma linha muito pop, junta-se à banda de John Mayall, mais virada para os blues.
Capa do Disco

O resultado desta união, não podia ser melhor, podendo Eric Clapton mostrar tudo que lhe ia na alma, sendo gravado um dos melhores discos de blues elétrico desse ano de 1966.

O disco intitula-se “Blues Breakers John Mayall with Eric Clapton”, e universalmente, considerado o primeiro disco de Eric Clapton.

Neste altura a banda era formada por:

John Mayall – Voz, piano, órgão e harmónica.
Eric Clapton – Voz e guitarra.
John Mc Vie – Guitarra baixo.
Hughie Flint – Bateria.

Quando Eric Clapton aparece com os seus solos de guitarra, os seus fãs, não resistiram à tentação de pintarem num mural da estação de metro de Islington: “Clapton is God !”.


Claro que não passou de um exagero, mas era o que lhes ia na alma.
Através do som deste disco, já se podia antever a carreira que viria a criar a solo Eric Clapton.

Vamos ficar com a primeira faixa “All Your Love”, do LP “Blues Breakers John Mayall with Eric Clapton”, e francamente, espero que gostem.



- Bom domingo!