10 junho 2014

O ATLETISMO NO SPORT CLUB DE PENAFIEL




O ATLETISMO NO SPORT CLUB DE PENAFIEL 


Hoje vou falar da modalidade de Atletismo no Sport Club de Penafiel, sendo director desta secção o Sr. Armando Teixeira atleta do Sport Club do Porto.

Na vitrina dos troféus do Sport Club de Penafiel, figurava uma medalha referente ao Campeonato Pedestre da Légua organizado a nível nacional pelos jornais “ O Século” e o “O Sport” de Lisboa, oferecida ao clube pelo corredor Afonso Meneses.

Esta prova realizou-se em Penafiel no dia 25 de Setembro de 1927, e estavam inscritos 10 atletas, sendo eles:

Afonso Meneses, António José de Carvalho, Alberto Vieira, Manuel Reis, Bernardino Teixeira, José Lopes, António Ferraz de Sousa, Gervásio Coelho, António Cerqueira e José Rodrigues.

CASAIS NOVOS - INÍCIO DA PROVA

O itinerário da prova era o seguinte:

Partida em Casais Novos, passando por Croca, Vila Irene, Santa Marta, Chãos, Piedade, S. Bartolomeu, Rua Alfredo Pereira, Largo da Ajuda, Rua Serpa Pinto (hoje Joaquim Cotta), Praça Municipal, Av. Sacadura Cabral, Av. Egas Moniz, com a meta junto à igreja do Calvário.

Os corredores foram transportados da cidade de Penafiel, até Casais Novos na camioneta do sr. António Ângelo, sem qualquer encargo monetário.

Uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, acompanhou a corrida a fim de prestar os seus préstimos aos corredores. 

Também se pedia a todos os automobilistas para não abrirem os escapes dos automóveis, e para os penafidelenses não prejudicarem e estorvarem os corredores na sua marcha.

Rua Serpa Pinto actual Joaquim Cotta

À partida faltaram dois corredores e durante a prova desistiram quatro, pelo que apenas concluíram quatro atletas a prova.

Cortou a meta em primeiro lugar, o corredor do Sport Club de Penafiel Afonso Menezes, que gastou no percurso, 18m e 2 seg., tendo ficado em segundo lugar Manuel Reis que gastou mais 6 seg., que o primeiro classificado, sendo o terceiro José Rodrigues e o quarto António Ferreira de Sousa.

Calvário - Local da meta.

Afonso Menezes, que ao Sport Club de Penafiel tem dedicado todos os seus esforços, foi muito felicitado por todas as pessoas que aguardavam a chegado do primeiro corredor.

Será que este Afonso Menezes era um senhor que tinha uma mercearia na Praça Municipal? 

Pode ser que alguém que leia este texto, se pronuncie e nos diga algo.

E pronto, como se pode ver, as corridas de atletismo oficiais, na cidade de Penafiel, já vêm de longa data, e o Sport Club de Penafiel, não era só futebol..

Hoje, 17 de Junho, na minha caixa do correio, recebi a confirmação, que o atleta do Sport Club de Penafiel, Afonso Meneses, é realmente o dono da antiga Mercearia situada na Praça Municipal. 

1 Comments:

Blogger Fernando Oliveira said...

Acabei de ter a confirmação, que o vencedor da légua pedonal, foi realmente o sr. Afonso Meneses da mercearia. Eu que o conheci atrás do balcão da sua loja,na Praça Municipal,nunca imaginei que o mesmo tivesse praticado atletismo.

12:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home