26 fevereiro 2014

O HINO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA



O HINO
DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA
NA FESTA DA
VISCONDESSA DE FRANCOS


No dia 11 de Janeiro de 1948, teve foros de grandiosidade, a festa realizada no Hospital da Misericórdia de Penafiel, em que se prestava homenagem à venerada senhora Viscondessa de Francos.

Neste domingo chuvoso e triste, foi inaugurado um pavilhão que ficará com o seu nome e o seu retrato.

A gratidão foi e será sempre compreendida por todos os penafidelenses como bem o demonstrou o povo anónimo que compareceu nesse dia, em agradecimento à Viscondessa de Francos, pelo valioso donativo de cem mil escudos que entregou a esta instituição.


A festa começou com uma missa rezada na Igreja da Misericórdia pelo vigário da vara, reverendo Luciano Ferreira de Sá, em representação do venerando bispo da diocese, por todos os irmãos, amigos e benfeitores do Hospital.


Seguidamente organizou-se o cortejo que se dirigiu ao salão nobre do Hospital onde teve lugar a sessão solene na qual fizeram uso da palavra os srs. Vitorino Coelho da Silva (Presidente da Comissão Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel), Dr. Fernando Cochofel Teixeira Dias (amigo íntimo da família Baltar), Afonso Henriques de Sobral Mendes (Presidente da Câmara de Penafiel), Dr. Gaspar Ferreira Baltar (irmão da Viscondessa e em representação desta), Ovídio Lobo (Director Escolar do Porto), e por último o Ex.mo Governador Civil do Porto, Dr. Antão Santos da Cunha, sendo todos os discursos cheios de entusiasmo e em que foi focada a caridade e postas em relevo as qualidades e virtudes da senhora Viscondessa de Francos e toda a família Baltar. 

Os discursos foram retransmitidos ao público, por uma excelente aparelhagem de som, da “Electrificadora Penafidelense”, que gentilmente colaborou na festa.

No final, a menina dona Rosalina Brandão Rodrigues dos Santos recitou com singular encanto o inspirado Hino da Misericórdia, propositadamente escrito pelo dedicado e ilustre penafidelense, professor Cipriano Barbosa e musicado pelo Reverendo José Guilherme da Silva Lopes.

Sob a direcção musical do Reverendo Manuel da Silva Nunes, capelão do hospital, foi entoado, em primoroso conjunto de vozes, pelas meninas do asilo, o Hino referido.

Hino da Santa Casa da Misericórdia

Salve! Salve! Casa Santa,
Santa Casa divinal!
A tua bondade encanta
Qual candura lirial.

Fonte de graça e de luz,
Para todos tens carinhos
És como o doce Jesus
Que nem esquece os passarinhos.

Lar de prantos e de dores,
Onde não brilha alegria!...
O céu tem as suas cores,
Vejo nuvens que não via.

Sorrisos de Fé, d’Esperança
São hinos de querubins
A subir, mística aliança!
Almas simples e jasmins.

Cante a flor dos verdes prados,
A fonte e o roble ancestral…
Parem carros e arados…
Saudemos o hospital!

Fé, Esperança e Caridade
O grande livro imortal…
Bíblia d’ouro da cidade…
Saudemos o hospital!

A festa foi abrilhantada pela Banda de Música de Paço de Sousa, e terminou com o descerramento dos retratos da bondosa Viscondessa de Francos e do seu excelentíssimo irmão Dr. Gaspar Ferreira Baltar.


A partir desta data, a Santa Casa da Misericórdia de Penafiel tem o seu Hino, que mais não é do que uma verdadeira exaltação à Caridade para com os mais carenciados, e nestas coisas não basta só cantá-lo, é preciso também nos dias difíceis que correm, fazer jus à sua letra, caso contrário, o Hino não passa de mais uma cantilena para inglês ver, o que francamente, creio que não é o caso com o actual provedor Júlio Manuel Mesquita, que escolheu como sua divisa: 

“PRIMEIRO O UTENTE”.