09 fevereiro 2014

OS ROCKS DE ANGOLA



OS ROCKS DE ANGOLA


Na década de 60, assiste-se a uma invasão da música inglesa por todo o mundo e Portugal não foge à regra.
Por todo o império aparecem um sem número de conjuntos e se organizam festivais de música moderna, mais conhecida pela época do Yé Yé.


Em 1964, é organizado em Angola o 1.º Festival de Música Moderna, que decorre no Cine-Teatro Restauração, saindo vencedora a banda Os Rocks.
O conjunto Os Rocks, formado em 1962 por Eduardo Nascimento na voz, Fernando e Luís Saraiva nas guitarras, Elmer Pessoa e mais tarde Filipe de Andrade no baixo e João Cláudio Saraiva na bateria.

O empresário Vasco Morgado vai a Angola, ouve-os e decide levá-los para Lisboa para alguns concertos.


Já com algum nome voltam à capital por ocasião do Grande Concurso Yé-Yé do Monumental, ficando num polémico segundo lugar que, apesar de tudo, lhes proporciona um contrato como conjunto residente da boîte Porão da Nau, em Lisboa, e a gravação do seu primeiro EP.

Entretanto assinam um contrato de dois meses com a boîte La Bonanza em Roterdão, assim como com a televisão holandesa.



Reconhecido pela sua voz, em 1967 surge a oportunidade de Eduardo Nascimento participar no Grande Prémio TV da Canção Portuguesa e vence com O Vento Mudou, tornando-se um êxito, com perto de 6000 cópias vendidas.

Os Rocks regressam a Portugal Continental, cumprindo um contrato com o Casino Estoril, até que, em 1969, regressam à sua terra natal, e põem termo ao conjunto. 

Na sua discografia, apenas aparecem dois EPs.



1º EP – EP Decca 1173, 1966  
(Wish I May / I Put a Spell On You / The Pied Piper / Only One Such As You) 




2º e último EP dos Rocks - DECCA - PEP 1233, 1968 
(Don't Blame Me (Paul M Connor) / With Your Hands (Filipe de Andrade) / Hold My Hand (Paul M Connor) / Something's Gotten Hold Of My Heart (Greeaway-Cook).


Os Rocks foram sem dúvida um dos mais significativos grupos da música portugueses da época.

Para os recordar, vamos ficar com Os Rocks em Something Gotten Hold Of My Heart.



- Bom domingo!