16 fevereiro 2014

A CANTORA MANUELA MOURA GUEDES



MANUELA MOURA GUEDES


Hoje vou falar de Manuela Moura Guedes.

Aquela jornalista que abria os telejornais com a célebre frase: “Eu sou a Manuela Moura Guedes”, e agora nos entra em casa através do pequeno ecrã dos nossos televisores através do concurso “Quem quer ser milionário”, que apresenta.


Em 1979 apresenta o Festival da Canção com Fialho Gouveia. 

No dia 22 de Maio de 1979, participou na sessão experimental do concurso "Écran Mágico" e os seus dotes musicais foram logo notados.

Manuela Moura Guedes também trabalhava na rádio, primeiro teve, na Comercial, um programa de música, depois fez o programa "Jogo de Damas", com  Dora Maria e Maria João Aguiar, e depois colaborou no programa TNT da Rádio Comercial.

A carreira de Manuela Moura Guedes, como intérprete, foi relativamente curta.

Ainda no ano de 1979 edita o seu primeiro single, "Conversa Fiada". Já em 1980 grava um novo single "Sonho Mau".
 



Mas o que muita gente não sabe, é que em 1981, Manuela Moura Guedes, foi a líder da pop-rock nacional, com um single com duas excelentes faixas: Flor Sonhada que dá o nome ao disco e Foram Cardos, Foram Prosas. 


O letrita das canções foi Miguel Esteves Cardoso e a música é de Ricardo Camacho. No disco, produzido por Ricardo Camacho e por Jaime Fernandes, estiveram envolvidos os seguintes músicos: Ricardo Camacho (Sétima Legião) nos sintetizadores, Vítor Rua (GNR e Telectu) no baixo e na guitarra, Toli César Machado (GNR) na bateria e Tó Pinheiro da Silva (Banda do Casaco) na guitarra.

Curiosamente, será o Lado B, "Foram Cardos, Foram Prosas", que terá uma maior exposição radiofónica - tendo mesmo sido objecto de um teledisco, e que o catapultará para o topo de vendas com (35.000 exemplares) no ano de 1981.

Em 1982, Manuela Moura Guedes grava o álbum "Alibi", feito em conjunto com os GNR (Tóli e Vítor Rua mais Rui Reininho), mas que não consegue repetir o sucesso obtido com o single anterior. 

Muitos anos depois, foram gravadas duas versões da canção “Foram Cardos, Foram Prosas, uma pela banda Ritual Tejo e outra pela banda Amor Electro.

Quer se goste, quer não desta senhora, Manuela Moura Guedes, cantou em 1981 um dos melhores temas da música portuguesa, “Foram Cardos, Foram Prosas”, e é com ele que vamos ficar.




- Bom domingo!