04 fevereiro 2014

O Retratista José Alberto Nunes



O Retratista José Alberto Nunes
(1829-1890)


José Alberto Nunes nasceu no Porto, em 1829, tendo adquirido a sua formação artística na Academia de Belas Artes, estabelecimento que frequentou entre 1845 e 52.

Logo no primeiro ano de frequência do curso, recebeu um elogio escrito dos professores, datado de 31 de Agosto de 1846.

Participou na trienal de 1848 e em 1849 candidatou-se ao lugar de Substituto da Cadeira de Pintura Histórica.

No concurso, onde defrontou Francisco José Resende, aviou em oito horas seguidas a cópia do modelo vivo, despachou em cinco, um esboço a óleo, representando o casamento de D. João I com D. Philippa, filha do Duque de Lancastre e demorou vinte minutos a falar sobre as escholas de Pintura mais notáveis, e os seus caracteres.

Não conseguiu vencer o opositor, pelo que regressou aos estudos, matriculando-se de novo na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto a 14 de Outubro de 1851, concluindo o curso em 1852.

Concluído o curso de Pintura Histórica, instala-se em Guimarães, onde trabalha para a Câmara Municipal, Venerável Ordem Terceira de São Francisco e particulares.

Casa, na cidade berço, com Emília das Dores Amélia e Freitas Nunes e vai morar para o largo da Igreja, na freguesia de São Sebastião.

Ao longo da década de sessenta consegue afirmar-se na invicta, onde se torna o retratista preferido das Irmandades e Ordens Terceiras.

José Alberto Nunes faleceu a 25 de Fevereiro de 1890.

Sendo José Alberto Nunes tripeiro de nascimento, casado em Guimarães, o que terá este senhor a ver com Penafiel?


A pintura mural que vemos hoje sobre a porta principal da igreja Matriz de Penafiel, tem um valor histórico insuperável, já que vem da década de acabamento do templo 1561 - 1570.

Talvez para a protegerem da deterioração, em 1883 os responsáveis da Paróquia de S. Martinho de Penafiel, colocaram-lhe por cima uma pintura feita sobre uma lâmina de cobre, com S. Martinho montado num cavalo branco, repartindo a capa com o mendigo.



Este quadro foi pintado por José Alberto Nunes, e é uma cópia de um quadro do pintor flamengo Anton Van Dick, da escola de Rubens, a qual se encontra no Castelo de Windson, próximo de Londres.

Por este painel, consta no Livro de Despesas da Junta da Paróquia da Freguesia de Penafiel, que foi pago a este pintor no dia 21 de Dezembro de 1883, a quantia de 90$000 réis.

Esta pintura de José Alberto Nunes de São Martinho, no nicho do pórtico, começou a apresentar uma certa degradação.

Assim, em 1985, com o fim de ser restaurado, funcionários do Instituto Figueiredo anexo ao Museu de Arte Antiga (Janelas Verdes), procederam à remoção da chapa de cobre, inserida na fachada da Igreja Matriz de Penafiel.

O Pároco de Penafiel, Padre Albano Ferreira de Almeida juntamente com o sr. Presidente da Câmara, Justino do Fundo, tentaram sensibilizar o sr. Arquitecto Rosado Correia, então Ministro do Equipamento Social, aquando da sua visita ao Concelho de Penafiel.

Efectivamente, veio cá a própria Directora do Museu de Arte Antiga, para estudar as possibilidades técnicas e financeiras para este delicado restauro. 


Infelizmente este não se realizou, e o painel em cobre encontra-se encostado numa das paredes na Capela do Senhor dos Passos, na Igreja Matriz, à espera de melhores dias que o tirem desta morte lenta.

Com a retirada deste quadro pintado sobre cobre, ficou à vista a pintura mural primitiva que também ela se encontrava bastante degradada com queda de reboco entre os blocos de pedra, degradação superficial da pedra e consequente perda da camada cromática.

Por tal facto, no ano 2000 procedeu-se à conservação e restauro da pintura mural de S. Martinho existente actualmente na fachada principal, com limpeza a seco da área pintada e consolidação e fixação pontual da camada cromática e respetiva integração cromática


Existe ainda outra pintura deste pintor na Igreja Matriz de Penafiel, que se encontra sobre a pia baptismal. Nesta tela vemos S. João Baptista a Baptizar Cristo no Rio Jordão, enquanto do céu desce uma pomba simbolizando o Espírito Santo.


Por este quadro representando o baptismo de Cristo, foi pago no dia 27 de Novembro de 1883, a José Alberto Nunes, a quantia de 24$000 mil reis.




Aqui fica a razão de trazer ao blogue o retratista José Alberto Nunes, porque muitos penafidelenses foram baptizados tendo como cenário uma pintura deste artista, e passamos muitos anos pela Igreja Matriz sem sabermos quem era o pintor daquela pintura de S. Martinho a dar a capa ao mendigo, até ser apeada no ano de 1985.

Infelizmente, não consegui arranjar uma fotografia de José Alberto Nunes para ilustrar o texto.