02 fevereiro 2014

PETE SEEGER - O NOSSO MAIS QUERIDO TIO DA AMÉRICA



PETE SEEGER 
O NOSSO MAIS QUERIDO TIO DA AMÉRICA


Pete Seeger, foi um dos responsáveis pela divulgação da música folk norte-americana, assinando canções como "Where Have All the Flowers Gone?", "If I Had a Hammer (The Hammer Song") e "Turn, Turn, Turn", e interpretando temas como "We Shall Overcome".

Peter Seeger fez da canção uma arma de activismo social e político, juntando-se a vários movimentos cívicos pelos direitos humanos ao longo do século XX, contra a opressão e a guerra.





Tocador de guitarra, ukulele e banjo (instrumento no qual tinha gravada a frase "Esta máquina cerca o ódio e força-o à rendição".


No dia 2 de Dezembro de 1983, actuou em Lisboa, no Pavilhão dos Desportos (hoje Pavilhão Carlos Lopes), que estava a abarrotar de pessoas.

Em palco, contava com as participações dos músicos portugueses Júlio Pereira, Zé da Ponte e Guilherme Inês.

Num ecrã gigante eram projectadas as letras das canções que o público acompanhava.

Pete Seeger, que se apresentava em palco com toda a humildade que o caracterizou em vida, mas ainda com uma voz forte e firme.

No final de interpretar “We shall overcame”, aproveitou para homenagear o Zeca Afonso que se encontrava na primeira fila, já doente, e que se levantou para agradecer com alguma dificuldade. 

TAMPA DA CAIXA DO DISCO

Desse memorável concerto foi feito registo sonoro que mais tarde seria publicado em disco. Uma edição limitada de 3.000 exemplares numerados numa caixa que contém 1 LP, o livro-programa do espectáculo, folheto com textos da gravação com tradução para português das canções e fotos do espectáculo.

Em minha casa, na prateleira dos LPs mora um destes exemplares com o n.º 1487.

No dia 27 de Janeiro de 2013, partiu para o além, com 94 anos Pete Seeger, o nosso mais querido tio da américa.

Para recordar a vinda dele a Portugal, vamos ficar com a cançaõ “We shall overcame”, em que no final da mesma Pete Seeger faz a referência a José Afonso.



- Bom domingo!