02 julho 2013

NOVELAS EM FESTA



NOVELAS EM FESTA

Vista de Novelas (foto Meireles)

Sábado, 6 de Novembro de 1965, cerca das 20 horas, o sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Coronel Cipriano Alfredo Fontes, acompanhado dos senhores vereadores, Tenente Sampaio, Huete Bacelar, Prof. Joaquim José Mendes, Fausto Pinto de Matos e António Maria Neto da Silva, deslocaram-se à freguesia de Novelas para inaugurar a nova iluminação pública do Largo da Estação (antiga), bem como os acessos.

Largo da Estação antiga. (Foto Meireles)

Apesar da chuva, o povo de Novelas compareceu em massa, e um grupo de lavradeiras não se cansou de lançar pétalas de flores à comitiva, e a graciosa Ana Maria leu a alocução expressando o sentimento dos novelenses.


Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Penafiel

Ex.mos Senhores Vereadores

Ex.mos Convidados

Minhas senhoras e meus senhores



A freguesia de Novelas está em festa. Festa grande para nós e V.ª Ex.ª Senhor Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, pelo grande e útil benefício que acaba de ser inaugurado.


Se um dos primeiros sentidos do homem é ver, foi interpretado por V. Ex.ª no seu mais alto significado, dando-nos luz e valorizando ainda mais a obra grandiosa e impar que tão depressa se entendeu a todo o Concelho de Penafiel. 


Muito lhe ficamos a dever, Senhor Presidente, e aceite V. Ex.ª, bem como todos os restantes membros que compõem a Câmara, esta singela e pequenina festa, que brota do mais íntimo do nosso ser, como preito humilde mas sincero de gratidão do povo da freguesia de Novelas que sempre o acompanhou e há-de acompanhar na esgotante e árdua tarefa a que V. Ex.ª se votou, que foi a de fazer ressurgir Penafiel em toda a sua extensão.


Por isso mesmo, não podia Novelas deixar de agradecer, embora fazendo-o tão pobremente, mas crente de que cumpre um dever para com Aquele que é sem dúvida o maior dos Presidentes que têm passado pelo nosso Município.

Bem-haja Senhor Presidente;


Bem-haja Senhor Coronel Cipriano Alfredo Fontes;

Bem hajam todos quantos têm colaborado com V. Ex.ª para o engrandecimento de Penafiel e seu concelho.


Viva o Senhor Presidente da Câmara,


Viva Penafiel,


Viva Portugal, 


Viva Salazar.



A pequena Maria Adriana ofereceu um ramo de cravos ao Sr. Presidente da Câmara.


Enquanto no céu estrelejavam os foguetes, a comitiva percorreu toda a parte beneficiada com este melhoramento.

Estalagem Rio Sousa

De seguida, coincidindo com a inauguração da iluminação pública, foi benzida pelo padre Baptista, a Estalagem Café Rio Sousa, tendo o seu proprietário Sr. Amílcar Marques, convidado o Sr. Presidente da Câmara e a respectiva comitiva, para um magnífico copo de água.


Usou da palavra o pároco de Novelas que agradeceu em nome da freguesia o benefício com que Novelas foi contemplada.



Tomou a palavra de seguida o Sr. Laurindo da Silva Fernandes que disse entre outras coisas o seguinte:

…Neste dia memorável para a freguesia de Novelas, eu, humilde Novelense por nascimento, aliás indigno de desempenhar este papel, peço licença para dirigir a V. Ex.ª Sr. Presidente da Câmara duas palavras simples: Muito Obrigado…



…. Desejo apresentar uma sugestão que poderá ser considerada ao mesmo tempo um pedido.

Há um percurso, relativamente grande, a percorrer diariamente por todos aqueles, sobretudo operários, que obrigatoriamente se têm de deslocar do centro da cidade ou da periferia à estação. Esse troço de estrada está na verdade, deficiente no que respeita à iluminação pública….


Tal como hoje, esta inauguração era feita nas vésperas das eleições, pelo que se pode ver na continuação do discurso deste novelense.



… Estou convencido Sr. Presidente, de que amanhã, às urnas da freguesia de Novelas há-de acorrer um número de eleitores que talvez aqui nunca tenha nunca tenha sido atingido, manifestando dessa forma o seu reconhecimento pelos benefícios recebidos do Governo da Nação, através da Câmara Municipal de Penafiel…



Por fim, o senhor Coronel Fontes, agradeceu as referências que lhe foram feitas, e terminou por dizer que tudo quanto se tem feito nestes últimos três anos não é a ele que se deve, mas sim, ao Governo da Nação, que tanto o tem ajudado, e sem o qual nada seria possível fazer-se.  

Nota:
Em Março de 1976, a Estalagem Rio Sousa, foi vítima de um boato, que estavam lá hospedados cubanos, e que tinham sido estes os causadores de um incêndio que ocorreu nas Escolas Primárias Conde Ferreira em Penafiel.

Almoço servido na Estalagem Rio Sousa, onde se podem ver: António da Silva Meireles, no uso da palavra e Justino do Fundo. (Foto Meireles)