23 junho 2013

PANCADINHAS DO MEU ALHO



NA NOITE DE S. JOÃO
PANCADINHAS DO MEU ALHO



Hoje é a noite mais longa, para os rapioqueiros do S. João.

Começou por ser uma festa pagã, de adoração ao Deus do Sol, pois celebrava-se neste dia o solstício de verão, que o cristianismo soube de forma inteligente adaptar, festejando nesse dia o S. João.

A Meca do S. João em Portugal, é na cidade do Porto.

No tempo do arroz de quinze, o alho-porro, andava na mão de muitos foliões na noite sanjoanina, dando pancadinhas com o mesmo, na cabeça das pessoas do sexo oposto, como que a desejar-lhes boa-sorte, e quantas vezes esta brincadeira, foi o início de um namorico, que desaguou em casamento.

Nossa Senhora da Vandoma


A tradição de bater com o alho nas cabeças das pessoas, tem origem inglesa.

Por alturas da II Guerra, à porta do Grande Hotel do Porto, na Rua Santa Catarina, a gerência colocou cadeiras de lona nos passeios, para os hóspedes assistirem à passagem das rusgas, oferecendo um alho-porro a cada um. 

As velhotas inglesas, começaram a pousar o alho - porro na cabeça e no nariz dos passantes, numa atitude amistosa. 

Esta gente não tardou a ser copiada, e generalizou-se.

Ao romper do dia, o alho-porro é levado para casa e colocado atrás da porta principal, para proteger os da casa dos maus-olhados, sendo substituído no ano seguinte.

Na era do plástico, muitos trocaram as pancadinhas do alho, pelas marteladas do martelo de plástico, quem sabe nos tempos que correm “fabricados na china”.

Ainda hoje, o que muita gente não sabe, é que o S. João nunca foi, nem é, o padroeiro da cidade do Porto.

Brasão da cidade do Porto.

No início da portugalidade, foi S. Vicente de Fora (padroeiro da cidade de Lisboa), seguiu-se S. Pantaleão, e actualmente é a Nossa Senhora de Vandoma, que aparece ao centro no brasão da cidade invicta.

Prédio engalanado na Rua do Carmo em Penafiel

Não se esqueça que o S. João é na rua, e em Penafiel, na Rua do Carmo, no coração da zona histórica da cidade, junto ao fontanário da Igreja Matriz. 


Buffet na Rua do Carmo em Penafiel

Cascata de S. João em Penafiel

Em honra ao alho-porro, vamos ouvir o Conjunto António Mafra, na cantiga “Pancadinhas do meu alho”.


- Bom S. João!