18 junho 2013

EM DEFESA DOS ANIMAIS E DA NATUREZA



A IGREJA E A CÂMARA

EM DEFESA DOS ANIMAIS E DA NATUREZA
 
Tourada em Penafiel

Tenho lido vários textos sobre a defesa dos animais, muitos deles escritos por amigos que dão a cara pela causa. 

Como dizia o outro, graças a Deus, não gosto de touradas, nem nunca assisti a touradas ao vivo, e pela TV, apenas gosto de ver a pega do touro, embora com isto, não queira mandar para a fogueira, aqueles que por qualquer motivo geográfico ou cultural, apreciam a tauromaquia.

Tenho a esperança que as gerações vindouras vão dar a volta a isto, como nós substituímos o tiro aos pombos, pelo tiro aos pratos.

Como católico pouco praticante, devo reconhecer que alguns animais estão ligados a certos santos.

S. Francisco de Assis

O profeta Elias que era alimentado por um corvo, S. Roque com o seu cão que lhe lambia e curava as feridas, Santo António que pregava aos peixes, S. Francisco de Assis com os pássaros, mostram que a união dos animais com o homem, deve ser mais racional.

Perante estes exemplos, pensei cá com os meus botões, que a Igreja só podia estar contra as touradas.

Papa PIO V

O documento que conheço e no qual a Igreja tenha mostrado o seu absoluto desacordo com o martírio infligido aos animais, é a bula do Papa Pio V de Novembro de 1567, onde se lê:

“… Incorrerão em pena de excomunhão e anátema, todos os príncipes cristãos que permitam as corridas de touros e outros animais selvagens, ficando interdito a quem quer que seja de nelas participar, e se alguém for morto, ordena-se que ele seja privado de sepultura.”

Em Portugal, o padre Manuel Bernardes, apelidava as touradas nos seus sermões de “Espectáculos Bárbaros”.

Antiga Praça de Touros de Penafiel

Na cidade de Penafiel, existia uma Praça de Touros nos terrenos onde hoje está a ser construído o mega agrupamento escolar, na Rua Abílio Miranda, mas que foi vendida e desmantelada em 1935, para contentamento de uns e tristeza de outros.

Não sei se estas pessoas que vivem das touradas, são católicas, ou não. 

Que eu saiba, ainda ninguém foi excomungado pela Igreja, o que me leva a crer, que esta bula de PIO V, que condenava estes espectáculos sangrentos e vergonhosos, foi escrita em papel molhado, pois não quero sequer imaginar, que a Igreja esteja a fazer o papel de católica não praticante.



Quanto à Câmara Municipal de Penafiel, no ano de 1936, mandou afixar um Edital pela cidade, dizendo que é expressamente proibido:

1 – Possuir cães, sem estarem registados na Secretaria da Câmara.
2 – Espancar ou tratar com crueldade quaisquer animais, próprios ou alheios.
3 – Prender a cães, gatos, ou quaisquer animais objectos que os mortifiquem ou façam correr.
4 – Atar cordéis a pássaros ou outras quaisquer aves para as arrastar.
5 – Lançar fogo a quaisquer animais, untando-os com petróleo ou outra matéria inflamável.
6 – Apedrejar animais, açula-los uns contra os outros, ou contra pessoas.
7 – Abandonar na via pública, nos canos de esgoto, bocas de lobo ou sarjetas, animais recém-nascidos, velhos, doentes ou mortos.
8 – Destruir ninhos, ovos e ninhadas de aves de qualquer espécie.
9 – Subir às árvores plantadas em lugares públicos.
10 – Arrancá-las, derrubá-las ou danificá-las de qualquer modo.
11 – Pendurar, encostar ou prender a elas quaisquer objectos, varejá-las ou apedrejá-las, colher os frutos, folhas ou flores.
12 – Arremessar pedras contra pessoas ou prédios.
13 – Danificar as paredes, portas ou janelas dos prédios.
14 – Maltratar por palavras ou actos, pessoas que se entreguem à mendicidade, que sejam dementes ou revelem estado de imbecilidade e quaisquer outras.
15 – Destruir ou danificar os pavimentos de ruas, avenidas, largos, etc., ou praticar quaisquer jogos desportivos que possam, por quaisquer forma, causar prejuízos pessoais ou materiais.
16 – Proferir palavras ofensivas da moral pública. 

Mais faz saber que aos infratores será aplicada uma multa nunca inferior a 25$00. Pelo pagamento serão responsáveis os pais ou os seus representantes legais, quando a infracção seja praticada por menores.

Como se vê, naquele tempo o município tinha a preocupação de proteger não só os animais, como também as árvores.

Hoje, teríamos de multar o próprio município, pela destruição que provocou no jardim do Sameiro, mas pelos vistos, este edital, já está fora do prazo de validade.

Agora digam lá, se não é verdade, que…






ANTIGAMENTE