16 junho 2013

WANGA É FEITIÇO



WANGA É FEITIÇO


No tempo do império, a única música angolana que me chegava aos ouvidos, era a do Duo Ouro Negro.

Depois, quando surgiu o programa Zip Zip, lá apareceu o Ruy Mingas e a coisa ficava por aqui.

Com a ida para Angola, verifiquei que havia um leque de cantores angolanos, que desconhecia por completo.

Em cidades como Luanda e especialmente nos seus musseques, cultivava-se vários estilos como o Merengue, a rebita, e o semba com raízes no samba.

Assim, comecei a ouvir os Jovens do Prenda, os N’Gola Ritmos, os Kiezos, os Merengues, e cantores como Bonga, Teta Lando, Elias Dia Kimuezo, Carlos Lamartine, Prado Paim, Artur Nunes, Sofia Rosa, Filipe Mukenga, entre outros.

Depois da independência, novos ritmos como o kuduro e uma nova geração de cantores brotaram no panorama musical angolano.

Entre tantas revelações, escolhi Ângela Ferrão.

Nasceu na fazenda “CADA” Companhia Angolana de Agricultura, grande produtora de café, nos arredores de Amboim, município da Gabela, a 7 de Maio de 1976. Mas aos dez anos foi viver com o pai para o município do Wako Kungo.
 
Além de professor, o pai Manuel Paulino Ferrão era um exímio tocador de guitarra e compositor musical. Deu cartas na década de 80, no Festival Nacional da Canção Política. Hoje é uma das referências no contexto musical da província do Kwanza-Sul.


Foi nesta atmosfera que descobriu as notas musicais. Desde menina que evidenciou dotes para uma carreira artística de destaque.


Em Outubro de 2007, lança o seu primeiro disco, baptizado de “WANGA”, que quer dizer feitiço em quimbundo, e tal como os artistas dos anos 60 e 70, canta em dialeto a maioria das suas canções.

No disco, colaboram: Nanuto, Ruca Fançony, Pedrito, Sandro Ferrão, Dalú Rogeé, Beth, Gigi e Cidy, Caló Pascoal, Joãozinho Morgado e Quinito.

Com letra e música de seu pai, este Wanga wa Mussulo, fala-nos de uma mãe desesperada que perde o seu filho. 

Não sabe os motivos da sua morte, e então interroga-se se foi a fome, a calamidade, ou a vontade de Deus.

Para tal vai ao Mussulo buscar um feitiço forte, o feitiço de Kaxito.

É um disco todo ele com sabor angolano, em estilo tradicional de semba, que vamos ouvir, com a emoção e a magia, da voz de Ângela Ferrão, que nos encanta com este WANGA. 


- Bom domingo!