05 junho 2013

EXAMES DA 4.ª CLASSE



PRIMEIROS EXAMES
DA 4.ª CLASSE EM NOVELAS



Em 22 de Novembro de 1936, foi inaugurada a Escola Primária e Cantina América Cardeal Rocha Melo, na freguesia de Novelas.


No dia 8 de Julho de 1940, realizaram-se nesta escola os primeiros exames de instrução primária elementar, presidido pelo professor sr. Tomaz Augusto Ribeiro de Barros, secretariado pela professora sr.ª D. Maria Luiza Salgado de Andrade, sendo aprovados todos os alunos, a saber: 

Adorinda Aurora da Silva
Alcina Ribeiro do Couto
Alice da Silva
Alice Cândida de Sousa
Cacilda Pacheco de Magalhães
Eva da Conceição Rocha
Maria José da Costa
Maria da Luz de Jesus
Maria Luiza Vieira da Silva
Margarida de Sousa Morais
Rosa de Oliveira Nunes
Agostinho Meireles
António Augusto de Sousa Monteiro
António Barbosa da Rocha
Francisco Neto de Sousa
José Fernando da Silva
José de Magalhães
José Teixeira
José Pacheco
Manuel Fernando Vieira
Manuel Pacheco
Humberto Augusto Alves Roçadas Flores
Artur Soares da Silva

Se algum destes nossos amigos for vivo, terá com certeza a bonita idade de oitenta e tal anos,e será para eles e elas uma bela recordação.

Para os seus familiares, será uma nota de registo e contentamento, porque todos nós sabemos, o quanto eram rigorosos e difíceis estes exames da antiga 4.ª classe, com direito a diploma para ingressarem a maior parte dos aprovados na universidade da vida.

É preciso realçar que estes alunos atravessaram o ensino primário, na mesma altura em que se desenrolou a Guerra Civil Espanhola, e que a fome sentava-se à mesa de muitos lares, sendo de salientar o apoio dado a estes jovens de então, pela cantina América Cardeal Rocha Melo que servia pequeno-almoço, almoço e lanche aos mais necessitados gratuitamente.

Neste mesmo ano, o governo concedeu isenção de direitos alfandegários ao grande benemérito de Novelas Sr. Manuel da Rocha Melo, para transporte de 49 peças de tecidos de algodão, 200 pares de sapatos em couro e brinquedos provenientes de S. Paulo Brasil, com destino às suas Cantinas Escolares situadas em Bustelo e Novelas.

Como se vê, este grande benemérito mesmo longe, não se esquece nunca dos seus patrícios menos afortunados, pois neste período duro da vida, contemplou-os com artigos de vestuário e brinquedos.


Agora que a escola vai ser transferida para o mega agrupamento escolar de Penafiel, espero que lhe seja dado uma utilidade digna, e porque não, o nome de quem tanto fez por ela, América Cardeal Rocha Melo.