09 junho 2013

TONY DE MATOS



TONY DE MATOS
O NOSSO CANTOR ROMÂNTICO


Se a América tinha o Sinatra, e a França um Charles Aznavour, nós neste cantinho na Ocidental Praia Lusitana, à nossa medida, e à nossa maneira romântica, tínhamos o Tony de Matos.

António Maria de Matos, nasceu a 28 de Outubro de 1924 na cidade do Porto. Sua mãe integrava a companhia de Teatro itinerante de Rafael Oliveira.

Como seus pais queriam afastá-lo da vida artística, vai aprender o ofício de barbeiro. Mas o desejo de cantar é maior, e fá-lo ir para Lisboa.

Por duas vezes é recusado no concurso de admissão à Emissora Nacional.

Aos 23 anos se profissionaliza, cantando no Café Luso em Lisboa, recebendo 50$00 por noite.

Só na década de 50, é que Tony de Matos grava em Madrid o seu 1.º disco, onde se destaca o tema “Cartas de Amor”, que alcança um grande sucesso.


Em 1953 estreia-se no teatro-revista e faz uma digressão pelo Brasil. 

Volta ao Brasil em 1957, e lá permanece 6 anos. Com Maria Sidónio abre, em Copacabana, o restaurante típico “O Fado”, onde actua todas as noites.

No Brasil grava em 1962, um EP com as canções: “Só Nós Dois”, “Procuro e não te encontro”, “Vendaval” e “Lado a Lado”, que o projecta para a fama definitivamente, confirmando Tony de Matos, como um grande cantor romântico.

Morre a 8 de Junho de 1989, o cantor que exaltou sempre o amor, por vezes com paixão, com ciúme ou desespero mas que fazia despertar os corações mais empedernidos.  

E nada melhor neste dia morrinhento, sentado(s) num sofá, ouvir Tony de Matos em “SÓ NÓS DOIS É QUE SABEMOS”.


- Bom domingo!