28 maio 2013

DUAS IMAGENS



DUAS IMAGENS
VINDAS DE INGLATERRA

Nossa Senhora da Piedade



Senhor do Hospital

Henrique VIII, ascendeu ao trono em 1509, sucedendo a seu pai, Henrique VII.
Rei de Inglaterra, nasceu em 1491, em Greenwich, e morreu em 1547, em Londres. 


Em 1521, Henrique VIII, defendeu o catolicismo das acusações de heresia por Martinho Lutero,  num livro que escreveu, provavelmente com a ajuda de Thomas More, intitulado "A Defesa dos Sete Sacramentos", pelo qual ele foi premiado com o título de "Defensor da Fé" pelo Papa Leão X.  

Mas em 1527, o rei inglês exigiu que o papa Clemente VII anulasse seu casamento com a rainha espanhola Catarina de Aragão, que não gerou nenhum herdeiro homem.

É recordado pelos seus sucessivos casamentos.
As suas seis mulheres foram: Catarina de Aragão (mãe da rainha Maria I), Ana Bolena (mãe da rainha Isabel I), que mandou executar, Jane Seymour (mãe do seu sucessor, Henrique VI), Ana de Cleves, Catherine Howard, também executada, e Catherine Parr.Durante.

O papa Clemente VII excomungou Henrique VIII, e enfrentou as ordens deste, em benefício dos tios de Catarina de Aragão, que prestaram favores à Igreja ao impedirem o avanço dos luteranos no Sacro Império Germânio Romano. 

Dessa forma, o rei obrigou o Parlamento Inglês a sancionar leis que subordinavam a Igreja ao Estado, criando, em 1534, a Igreja Anglicana.

A ruptura da monarquia inglesa com a Igreja Católica foi assinada no chamado Ato de Supremacia (1534). 

O documento parlamentar declarava o rei como “o único chefe supremo na Terra da Igreja na Inglaterra” e que a Coroa inglesa goza “todas as honras, dignidades, proeminências, jurisdições, privilégios, autoridades, imunidades, lucros, e comodidades para a referida dignidade”.

Ao romper com a Igreja de Roma, o rei Henrique VIII confiscou as terras eclesiásticas e as vendeu para os proprietários rurais pertencentes à classe gentry (nobreza rural)

Vários monges dissidentes foram torturados e executados, assim como também foram confiscados alguns mosteiros, igrejas e santos, pertencentes à igreja católica.

É neste contexto, que João Correia que residia na Inglaterra, e era natural de Arrifana de Sousa, conseguiu subtrair à sanha destruidora de Henrique VIII, duas imagens religiosas, que trouxe consigo. 


São elas a Nossa Senhora da Piedade e o Senhor Crucificado também chamado de Senhor do Hospital.

Colocou-as na Igreja Matriz, sendo mais tarde o Senhor do Hospital, transferido para a ermida do hospital, defronte da dita igreja, onde hoje fica o Recreatório, e mais tarde para a igreja dos Capuchos.

Hospital e Igreja dos Capuchos

No antigamente, por ocasião das grandes secas, o Senhor do Hospital, era trazido em procissão do templo dos Capuchos para a igreja da Misericórdia, onde lhe faziam preces, regressando o mesmo à igreja dos Capuchos, logo que houvesse chuva.


Esta imagem pode ser apreciada, no altar-mor na Igreja dos Capuchos, pertença da Santa Casa da Misericórdia.

A Nossa Senhora da Piedade, foi colocada na capela com o mesmo nome, que existia, onde hoje se encontra a entrada da loja do cidadão voltada para a Escola Conde Ferreira.

Depois com a demolição desta para se construir a Praça da Alegria, vulgarmente conhecida pela Praça do Mercado, a mesma recolheu à Matriz.

No dia 8 de Setembro tinha lugar a festividade em honra da Nossa Senhora da Piedade.


A 12 de Outubro de 1924, deu-se a transferência da Imagem de Nossa Senhora da Piedade da Igreja Matriz, para o Santuário.

Foi acompanhada de uma grande procissão, com banda de música, e um sermão dito pelo Padre Avelino Soares.

No final houve arraial de iluminação no Parque e no Lago, e queimou-se muito fogo “do ar e de bengala”.


Hoje quem visita o Santuário, pode orar, ver e apreciar a beleza desta imagem que se encontra no altar-mor, aos pés do Cristo Crucificado. 

No entanto, com o decorrer dos tempos, a sua festividade não se realiza, embora a confraria continue actuante, fazendo-se representar com galhardia, em todas as procissões que se realizam na cidade de Penafiel.