19 maio 2013

UM FRANCÊS QUE CANTA EM PORTUGUÊS



GEORGES MOUSTAKI
CANTA EM PORTUGUÊS


A escolha musical desta semana, recaiu sobre o cantor francês Georges Moustaki.

Giuseppe Mustachi, nasceu em Alexandria (Egipto), no dia 3 de Maio de 1934), mas cedo se apaixonou pela literatura e canção francesa. 

Transfere-se para Paris em 1951. Trabalha como jornalista, depois barman em um piano-bar, o que o leva a conhecer personalidades do mundo musical da época, como Georges Brassens, que terá grande influência sobre sua carreira e de quem adota o nome artístico. 

Em 1958, encontrará Édith Piaf. Para ela escreverá uma das suas canções mais conhecidas - Milord - e com ela viverá um rápido e intenso romance.


No início dos anos 70, fazia constantes viagens ao Brasil, onde travou grandes amizades, nomeadamente com o escritor Jorge Amado, e com alguns nomes da canção brasileira, entre os quais Gilberto Gil, Elis Regina, Vinicius de Moraes e Chico Buarque da Holanda, entre outros. 

A Revolução dos Cravos, não lhe foi indiferente, e a partir de uma canção de Chico Buarque “Fado Tropical”, Moustaki transformou num enorme êxito batizando a canção de “Portugal“, cantada em francês.


Faz precisamente cinco anos que Georges Moustaki deu dois espetáculos em Portugal. No dia 17 de Maio de 2008, na Casa da Música no Porto e a 19 do mesmo mês, no CCB em Lisboa.

Dominando primorosamente a guitarra, piano e acordeão, o cantor acompanhado por um quarteto e pela voz de Maria Teresa, resolveu surpreender o público português que assistiu a estes dois espectáculos, com uma música 'do Zeca Afonso': ‘Grândola Vila Morena’.

Grava um single com versões em português de dois grandes êxitos.Le meteque e joseph, que em português se vão chamar: O estrangeiro e José. 



Há canções que marcaram a nossa memória, como é o caso de “O estrangeiro”, que iremos ouvir. Embora esta canção tenha mais de 40 anos, não sofreu o desgaste do tempo.  



- Bom domingo!

1 Comments:

Blogger Fernando Oliveira said...

Morreu hoje, 23 de Maio de 2013, Georges Moustaki.
Ficou mais pobre a canção francesa, mas a sua música irá permanecer ao longo dos tempos.

11:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home