16 setembro 2019

O CORTA FITAS

O CORTA FITAS

JANTOU EM ENTRE-OS-RIOS


Américo Tomás, Presidente da República Portuguesa durante muitos anos, era conhecido por corta fitas. 

Era almirante da marinha e trajava geralmente de branco com os seus dourados a reluzirem na sua farda de marinheiro.



Percorria o país de lés a lés a inaugurar todo o tipo de coisas como: pontes, escolas, hospitais, barragens, hotéis, feiras agrícolas, etc..



Todas estas inaugurações eram procedidas de um cortar de fita, e como o homem estava em todas, daí ser apelidado de corta fitas.

Tanto se deslocava de comboio, como de Rolls - Royce de cor preta, pertença do estado português.



Nestas deslocações, antes de chegar ao destino final, haviam várias paragens pelo caminho, para cumprimentar não só as autoridades locais, civis e militares, como saudar o povo.




Foi nesta condição que o vi duas vezes em Penafiel, sendo a primeira em Novelas, no dia 31 de Agosto de 1964, vindo de comboio da cidade de Bragança (quando o trem ainda lá chegava), onde foi assistir às festas comemorativas do 5.º centenário da cidade, e a segunda no dia 24 de Setembro de 1967, cujo destino era a inauguração da Ponte Nova na Vila de Amarante, que entretanto, adquiriu o estatuto de cidade, no dia 8 de Julho de 1985.




No domingo, de 24 de Setembro de 1967, Penafiel acordou enfeitada com colchas a ornamentar as varandas das Avenidas Egas Moniz, Sacadura Cabral e a Praça Municipal.



Pelas 10 horas, ouvem-se as motos dos batedores da PSP anunciando a chegada do Senhor Presidente da República, Almirante Américo Tomás acompanhado do Ministro do Interior, Alfredo dos Santos Júnior, das Obras Públicas e Corporações, José Machado Vaz. À passagem da comitiva, das varandas eram lançados papéis verdes e vermelhos cores da bandeira nacional. 

 


Junto ao município, uma multidão com mais de seis mil pessoas, aguardava a chegada do Presidente da República juntamente com o Presidente da Câmara, o Sr. Coronel Fontes, o Comandante do RAL 5, Comandante da GNR, Mesa da Misericórdia de Penafiel, Chefes de todas as Repartições, Legião Portuguesa, organismos locais com os seus estandartes, formações dos Bombeiros Voluntários de Entre -os- Rios, Paço de Sousa e Penafiel, a Banda de Música de Rio Mau e representações de todas as freguesias do concelho que eram 37, tendo algumas presenteado Américo Tomás, como a de Oldrões que ofereceu duas toalhas em linho, tecido cultivado e confeccionado por gente desta freguesia, que foram entregues pelo pároco de Oldrões Antídio Coelho de Sousa ao Chefe de Estado. 




O ilustre visitante apeou-se do automóvel que o conduzia e depois de receber os cumprimentos das individualidades presentes, percorrendo parte da Praça Municipal debaixo de uma grandiosa manifestação do povo ali reunido que o vitoriou durante o tempo em que Sua Excelência passou defronte dos Paços do Concelho sempre sorridente e agradecendo os vivas e demais provas de estima que lhe foram dirigidas.



Novamente no automóvel o Sr. Almirante Américo Tomás despediu-se finalmente da multidão seguindo o seu trajecto visivelmente satisfeito com a homenagem que a nossa terra lhe tributou e que o sensibilizou significativamente.




Chegado à Vila de Amarante fez uma visita à fábrica Tabopan, acompanhado pelo fundador da mesma o Comendador José Gonçalves de Abreu. Terminada a mesma, seguiu para a Ponte Nova, onde o Chefe de Estado foi recebido triunfalmente. 

 

No uso da palavra a dada altura faz a seguinte referência a Penafiel:



Aqui estou e quero aproveitar este momento para agradecer a todas as populações por cujas terras passei, e, muito especialmente a Penafiel, para quem já tinha mais de uma dívida de gratidão e que agora aumentei de mais uma...”.

De regresso ao Porto, Américo Tomás acompanhado da sua comitiva jantou na magnífica Estalagem Miradouro de Manuel Luís Alves, em Entre-os-Rios, Penafiel.





Foi recebido por muito povo junto à Ponte Duarte Pacheco, onde foi saudado com uma salva de 21 tiros e pelos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios que se apresentaram com a sua fanfarra.



Apresentaram cumprimentos ao Sr. Presidente da República os srs. Dr: Carvalho Mendes, Dr. Manuel Alves Moreira, Reverendo Padre Augusto e o 2.º Comandante dos Bombeiros, António Pinto.




Chegado ao Restaurante Miradouro, e da varanda que dá para o rio pode ver uma apreciável sessão de fogo de artifício de bonito efeito, confeccionado pelo pirotécnico da nossa terra, sr. Gaspar José Rodrigues.



À esposa do Chefe de Estado, Dona Gertrudes Ribeiro da Costa, foi-lhe oferecida pelo donos da Estalagem Miradouro, duas toalhas em linho, tecidas à mão, o que é tradicional desta região.



Depois de jantar, sua excelência e restante comitiva rumaram à cidade do Porto.




Hoje não faltam por aí corta-fitas de ocasião, mas por mais que se ponham em bicos de pés, nunca atingirão o brilho, a pompa e circunstância do antigamente.

Fernando Oliveira – Furriel de Junho