18 abril 2018

NOSSA SENHORA DO AMPARO

PROCISSÃO EM HONRA DE

NOSSA SENHORA DO AMPARO



Em tempos do antigamente, ainda o Largo da Misericórdia (hoje Largo Padre Américo) era em terra batida, já Nossa Senhora do Amparo, da sua janela me via passar para a missa das 11h, celebrada pelo Sr. Reitor.



Engraçado, que só me lembra de ter visto uma única vez, a Senhora do Amparo, descer do seu trono e ser levada aos ombros pelos homens em cima de um florido andor em procissão, até à Igreja dos Capuchos no dia 13 de Junho de 1963.



Acontece que em reunião extraordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, datada de 4 de Maio de 1963, foi deliberado colaborar de forma activa nas Festas do Corpo de Deus de Penafiel, das quais é organizador um dos Membros da Mesa, o Sr. Manuel Afonso.

O Provedor Professor Doutor Sousa Pereira, propôs que se efectue na manhã do dia 13 uma modesta mas significativa cerimónia religiosa, para que os doentes internados no Hospital da Misericórdia de Penafiel, que não pudessem nesse dia tomar parte activa nas Festas da Cidade, a Mesa da Santa Casa na companhia dos Irmãos, Corpo Clínico, Irmãs, e todos que se dignem dar-lhes a honra de os acompanhar, levareis a Padroeira da Misericórdia de Penafiel, Nossa Senhora do Amparo, em romagem à Igreja doa Capuchos anexa ao Hospital da Santa Casa onde se reunirão os doentes para a receberem.

Assim, pelas 9 horas, enquanto as bandas de músicas de Lagares, Rio de Moinhos, Rio Mau e Paço de Sousa percorriam as ruas da cidade de Penafiel, na Igreja da Misericórdia celebrava missa o Ex.mo e Rev.mo D. Gabriel de Sousa, Abade de Singeverga, em Acção de Graças por todos os amigos, benfeitores e colaboradores da Santa Casa da Misericórdia. 

 

Na capela-mor, nos antigos cadeirões sentaram-se os senhores Presidente da Câmara, Coronel Cipriano Fontes, o Comandante do R.A.L. 5, Coronel Ferreira, o Governador Civil do Distrito do Porto, Engenheiro João de Brito e Cunha, o Cônsul do Brasil no Porto, Dr. Navarro da Costa, o Director da Faculdade de Medicina do Porto, Dr. Gonçalves de Azevedo, o Provedor da Misericórdia do Porto, Dr. João Rodrigues, O Provedor do Hospital do S. João do Porto, Dr. Álvaro Rodrigues, Dr. Frazão Nazareth, Dr. Hernâni Monteiro, o Presidente da União Nacional, Dr. António Pedro Pinto de Mesquita, e os deputados Dr.s Simeão Pinto de Mesquita, Alberto Meireles Melo Adrião, Elísio Pimenta e Santos Cunha. 

 

Na tribuna, situada na lateral ao fundo da igreja o Provedor Professor Doutor Sousa Pereira, o Director Clínico do Hospital, Dr. Joaquim da Rocha Reis, o antigo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, Roberto Guedes e alguns mesários.

Foto cedida por Sérgio Dias



Os restantes médicos do hospital, os irmãos e outros convidados situavam-se logo a seguir ao arco da capela-mor.



À homilia, o Abade de Singeverga pronunciou uma oração alusiva a esta significativa homenagem. 

 

A vasta igreja estava repleta e as diversas representações da cidade e concelho davam ao acto um aspecto solene deveras admirável.



No final da missa, saiu em procissão a imagem da Padroeira da Santa Casa da Misericórdia, Nossa Senhora do Amparo, rumo à Igreja dos Capuchos, que fica colada ao antigo Hospital da Santa Casa da Misericórdia, onde se encontravam alguns doentes para receberem a Padroeira, a qual ficou exposta à devoção dos fiéis durante todo o dia.

Foto de Sérgio Dias

Seguidamente no Salão Nobre do Hospital, teve lugar uma homenagem a todos os amigos, benfeitores e colaboradores do Hospital, com descerramento do retrato a óleo do último Provedor Sr. Roberto Guedes.




Falou em primeiro lugar o Provedor Prof. Dr. Sousa Pereira, que saudou as autoridades e as pessoas que se tinham ali deslocado do Porto e de Lisboa para se associarem a esta singela mas significativa festa no hospital. Tal atitude constitui como um incentivo para os que trabalham nesta casa. Apelou aos médicos do hospital no sentido duma cada vez maior humanização cristã da sua actuação perante a tendência de utilização em excesso dos meios mecânicos que a medicina proporciona. Saudou por fim, o homenageado, Sr. Roberto Guedes, de quem enalteceu as qualidades de devoção à causa dos que sofrem e necessitam de auxílio.

Brito e Cunha Governador Civil do Porto


Falou a seguir, o Sr. Governador Civil, Sr. Eng.º Brito e Cunha, que começou por felicitar a Mesa da Santa Casa, pela ideia de prestar homenagem ao antigo Provedor sr. Roberto Guedes, enaltecendo o homenageado reconhecendo a extraordinária dedicação à sua terra.



Por fim o homenageado agradeceu as palavras do Sr. Governador Civil e desejou que o mandato do Professor Dr. António de Sousa Pereira passasse depressa, que era para ser reeleito de novo, e para que, nessa altura, o seu retrato fosse descerrado também naquela sala.

Professor Dr. António de Sousa Pereira

Aos convidados foi oferecido pelas 12,30 horas, um almoço volante na Casa de Segade, propriedade do Sr. Professor Doutor António de Sousa Pereira, reitor da Universidade do Porto, desde Setembro de 1969 deixando o cargo por limite de idade a 14 de Abril de 1974.