22 março 2018

INAUGURAÇÃO DA CANTINA ESCOLAR

INAUGURAÇÃO 
DA CANTINA ESCOLAR
Dr. FRANCISCO DA SILVA MENDES



Ainda há pouco tempo, alguém nos dizia que estávamos a viver acima das nossas possibilidades. Porém esta cantilena não é nova, pois também nos anos trinta do século passado, o Sal + azar, mandava as sobras de Portugal para Espanha a fim de alimentar as tropas de Franco, enquanto à mesa dos portugueses a miséria se sentava e era repartida por todos.

Zeferino de Oliveira

Perante tal facto, alguns penafidelenses tentaram minorar esta situação dos seus patrícios, como foi o caso de Zeferino de Oliveira, que ás suas custas instituiu a Sopa dos Pobres na Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, assim como Manuel da Rocha Melo que contribuiu para a manutenção das cantinas das Escolas Primárias de Novelas e Bustelo. 

 
É então que Arrochela Lobo Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, coadjuvado pelo Padre Carlos Pereira Soares, que fazia parte da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Penafiel, vão iniciar uma verdadeira cruzada de construção de cantinas escolares, onde as crianças extremamente pobres, recebem ao meio dia uma refeição quente que lhes revigora o organismo.

Convém lembrar que nesta altura a mendicidade era proibida, e existiam dísticos espalhados pelo concelho de Penafiel com o seguinte dizer:

“O concelho de Penafiel sustenta os seus pobres. A mendicidade é proibida.”

Os presidentes que sucederam a Arrochela Lobo, na Câmara Municipal de Penafiel, vão dar continuidade à construção de cantinas escolares.

Hoje vou-me debruçar sobre a inauguração da cantina escolar de Penafiel.

Escola António Maria dos Santos

Em Penafiel haviam três escolas primárias, sendo elas, a escola António Maria dos Santos, na Av. José Júlio, frequentada pelos miúdos da parte sul da cidade, a Escola Conde de Ferreira para meninos e a António Pereira de Castro para meninas. Estas duas últimas situadas na Rua Conde Ferreira.

Escola Conde de Ferreira

Foi na escola primária António Pereira de Castro que ficou a funcionar a cantina escolar que dava apoio a estes três estabelecimentos de ensino que existiam na cidade de Penafiel, onde eram servidas refeições a alunos carenciados de ambos os sexos.

Escola António Pereira de Castro

A sua inauguração deu-se a 25 de Fevereiro de 1956.

Pelas 12 horas as crianças das escolas masculinas e femininas desta cidade, abriram alas, desde a Av. Sacadura Cabral até ao edifício da escola situado na Rua Conde Ferreira, aguardando a chegada do Sr. Dr. Francisco da Silva Mendes, Presidente da Câmara de Penafiel na altura.

Dr. Francisco da Silva Mendes

Pouco passava da hora anunciada quando o Sr. Presidente deu entrada no edifício acompanhado do Sr. José Lobato Júnior, Inspector Escolar do Distrito do Porto, Albano Morais, Delegado Escolar de Penafiel, Padre Dr. Avelino Soares, Valério Veiga, da Companhia Nacional da Educação de Adultos, vereadores da Câmara, Engenheiro Fernando Graça, Provedor da Misericórdia local, entidades oficiais e muito povo.

Grupo de professores primários com o sr. Presidente ao centro.

À entrada era aguardado pelo professorado da sede do concelho. Junto à porta de entrada da cantina o Presidente da Câmara foi saudado pela professora D. Lígia Maria Baltazar Guimarães em nome de todos os professores.

Procedeu-se então ao descerramento da lápide, pela filha do Presidente da Câmara Sr.ª D. Maria Elisa Geraldes da Silva Mendes, onde se lia:

Cantina Escolar Dr. Francisco da Silva Mendes”

O Sr. Dr. Silva Mendes, surpreendido por tal homenagem, disse protestar por estar ali o seu nome quando aquela obra pertencia afinal a todos, e afirmou que se tal soubera, não consentiria isso. Agradeceu finalmente a homenagem e foi muito saudado por todos os presentes.

Na sala da cantina já se encontravam umas dezenas de crianças pobres que o saudaram carinhosamente.

A menina Maria José Alves Moreira leu uma saudação, e ofereceu um lindo ramo de flores ao Sr. Presidente da Câmara.

Terminada a cerimónia de inauguração da cantina, logo se formou uma caravana de automóveis em direcção a Entre-os-Rios, onde iria ser servido pelas 13,30 horas um almoço oferecido pelo professorado do Concelho de Penafiel.

Cine-Teatro S. Martinho

Pelas 15,30 horas, tendo o comércio local encerrado as suas portas, fez-se a concentração dos alunos das escolas na Av. Sacadura Cabral, aguardando a chegada do Sr. Presidente da Câmara para assistir à sessão solene que em sua homenagem se ia realizar no Cine-Teatro S. Martinho. Quando o povo aguardava a chegada do Sr. Presidente da Câmara, chegava também o Sr. Governador Civil do Porto, Dr. Domingos Cândido Braga da Cruz, que com a sua presença quisera associar-se à homenagem. E por entre alas de povo, cobertos de flores lançadas pelas crianças das escolas, seguiu o homenageado, convidados, autoridades, o Chefe do Distrito, e ainda os srs. Drs. Manuel Lemos e Corte Real, da U.N., que acompanhavam aquela autoridade.

Governador Civil do Porto

A sessão solene foi presidida pelo sr. dr. Domingos Braga da Cruz, Governador Civil do Porto, tendo-se sentado à sua esquerda, os srs. Drs. Avelino Soares, Inspector Escolar José Lobato Júnior, coronel Castro Pereira, comandante do R.A.L. 5, e drs. Vito Carvalho e Rocha Reis, e à sua direita o homenageado Dr. Francisco da Silva Mendes, os drs. Manuel de Lemos e Corte Real da U. N., e o Engenheiro Fernando Graça.

Aberta a sessão, falou em primeiro lugar, em nome das professoras do concelho a professora D. Natércia Nunes, que dissertou sobre o valor das cantinas junto das escolas, seguindo-se o Delegado Escolar Prof. Albano Morais, em nome de todos os seus colegas, dizendo considerar o homenageado um verdadeiro homem de acção e sobretudo homem de coração, grande amigo das crianças e da escola primária.

O Presidente da Câmara de Penafiel vive, como os professores o problema do ensino, como grande e bom amigo da Escola Primária”

Albano Morais

Falaram ainda os srs. José Lobato Júnior, Inspector Escolar do Distrito do Porto e Dr. Avelino Soares.

Esta assistência escolar vem resolver um dos cruciais problemas da sociedade de hoje”

Inspector Escolar José Lobato Júnior

O Dr. Avelino Soares, depois de se ter referido ao problema desenvolvido pelo sr. Inspector Escolar, secundou-o nos seus diferentes pontos de vista, tendo proferido uma admirável oração:

Uma malga de caldo – é esta realmente uma obra maravilhosa, e por aí devem começar as soluções de todos os problemas”

Dr. Avelino Soares

O Sr. Presidente da Câmara, Francisco da Silva Mendes, visivelmente comovido agradeceu a todos, e prometeu continuar a obra a que lançou ombros afirmando que é ás crianças, os homens do futuro, que temos de dar conta dos nossos actos.

Enquanto nas nossas escolas houver uma criança com fome, não me falem em obras”.

Dr. Francisco da Silva Mendes

Encerrando a sessão falou o Sr. Governador Civil do Porto, Dr. Domingos Braga da Cruz, dizendo-se satisfeito por ter vindo assistir àquela homenagem, demonstrando que a acção do Dr. Francisco da Silva Mendes era verdadeiro exemplo não só para o distrito como até para todo o país.

A iniciativa da criação de cantinas, junto das escolas é um exemplo, não só para o Distrito como até para todo o país”

Dr. Domingos Braga da Cruz

No final da sessão a assistência dispensou uma vibrante saudação ao homenageado.

E aqui fica mais um naco de história, desta vez sobre o ensino primário na cidade de Penafiel.