03 maio 2017

CASA OU SOLAR DE CABANELAS

CASA OU SOLAR DE CABANELAS
BUSTELO - PENAFIEL

Foto retirada da internet


Quem toma a estrada nacional n.º 320, no sentido Bustelo – Meinedo, na Avenida de São Miguel, N.º1091, vai encontrar no lado esquerdo o Solar de Cabanelas, que é uma das casas nobres do concelho de Penafiel.


A casa, de planta rectangular, apresenta uma longa fachada, que se caracteriza pela depuração do conjunto, com janelas ao nível do andar nobre e portas de verga recta no piso térreo.


Sobre a cornija, ergue-se um outro piso, possivelmente acrescentado numa época posterior, que desenha um frontão triangular sobre a entrada.


Esta fachada é a parte mais recente e mais importante do Solar, e terá sido construída durante a campanha de obras de ampliação do edifício habitacional, iniciadas em 1690 e apenas concluída em 1771, onde são visíveis nove janelas de guilhotina, em segmento de arco e com a bandeira em semicírculo, emoldurada de cantaria simples.


Entre a quarta e a quinta janela, a contar da capela, está situada a porta principal do andar nobre com a mesma moldura das janelas, que dá para uma escadaria de lanço único que sobe do terreno em frente.

Foto retirada da internet

No extremo nascente desta fachada, fica a capela da inovação de Nossa Senhora da Anunciação, que foi reconstruída nos meados do século XX, já que a antiga capela do Solar, foi demolida em 1944, em virtude da sua má posição em relação à casa e jardins.

Antiga capela do Solar, demolida em 1944

Esta capela era de cabeceira circular e portanto diferente da actual, mas uma boa parte dos seus materiais foram aproveitados para a nova construção, como por exemplo o arco sineiro.


Na sexta janela do andar nobre, também a contar da capela, está gravado o ano de 1771, ano esse em que foram terminadas estas obras de ampliação do Solar, iniciadas em 1690.


A janela em cujo peitoral estava gravada a data de 1690, foi substituída por uma porta, para dar passagem a uma varanda com balaustrada de granito, feita na ocasião em que foi reconstruída a capela e que conduz ao coro da mesma.

Esta pedra com a data de 1690, foi cedida ao Museu Municipal de Penafiel.


No salão de entrada, há uma grande mesa que pertenceu ao Dr. Ricardo Severo e à sua volta se reuniram os conspiradores do 31 de Janeiro de 1891, no Porto.



A parte mais antiga do Solar de Cabanelas, pode remontar aos fins do século XV ou inícios do século XVI, e é composta pela torre ameada e as construções anexas de cariz utilitário. 

Foto retirada da internet
 
A Casa ou Solar de Cabanelas, situada na freguesia de Bustelo, no concelho de Penafiel, actualmente está inserida numa variável do Turismo em Espaço Rural.