30 abril 2017

HUGO MAIA DE LOUREIRO

HUGO MAIA DE LOUREIRO



Hugo Ribeiro Maia de Loureiro, cantor português, nasceu em Lisboa, no dia 27 de Maio de 1944.

Ainda em 1960, forma um grupo com o seu irmão João Pedro e com Luís Cília, numa altura em que o rock era ainda a sua grande paixão.


Participou num dos programas Zip Zip, em 1969, onde cantou Fonte de Água Vermelha”.



Participou no Festival RTP da Canção em 1970, com a canção “Canção de Madrugar” e em 1971 regressou ao Festival tendo ficado em 4.º lugar com a canção “Crónica De Um Dia”.


Em 1977 participou no conhecido programa “A Visita da Cornélia”, imitando um chimpanzé e pôs o país a rir.



Discografia:

1969 – 1.º LP do ZIP ZIP


Aparece numa colectânea de vários cantores do programa Zip Zip.

Lado A
Zipfonia (Orquestra Zip) - Fonte de Água Vermelha (Hugo Maia de Loureiro) - Steady (Intróito) - Cantata Para Uma Velha Só (Raul Solnado) - Excerto Do Concerto Nº 1 de Tschaikowsky (António Vitorino de Almeida) - I'll Not Marry At All (EFE 5)

Lado B
À Saída do Correio (Padre Fanhais) - Ixi Ami (Minha Terra) (Rui Mingas) - Poema Futebol (Tóssan) - Frère Souviens-Toi (José Barata Moura) - Farrapo (José Froes Leitão)

Este LP foi apresentado publicamente no Teatro Villaret em Lisboa (de onde era transmitido o popular programa de televisão) no dia 06 de Novembro de 1969.
A esquematização deste LP, produzido em estereofonia, obedeceu a um rigoroso critério de selecção, de modo a ser possível dar ao público uma amostragem dos aspectos mais significativos da popular emissão televisiva.
Este LP, primeiro de uma série de gravações que a Movieplay produzirá em sistema de co-produção com o Zip, foi inteiramente realizado nos estúdios da Polysom com a colaboração do técnico Moreno Pinto e direcção artística de Rui Ressurreição

1972 – GIESTA


Giesta é o seu único álbum da sua carreira 
 
Lado A
Gesta (Maria da Graça Varela Cid/Hugo Maia de Loureiro) - Aleluia (Ary dos Santos/HML) - Canto (Fernando Guerra) - Fala de um Homem Só (Ary dos Santos/HML) - Canção de Madrugar (Ary dos Santos/Nuno Nazareth Fernandes)

Lado B
Lenga Lenga (Maria da Graça Varela Cid/HML) - Crónica de um Dia (Fernando Guerra/HML) - Traço de Giz (Maria da Graça Varela Cid/HML) - Semi-Dito (Fernando Guerra) - Génese (Ary dos Santos/HML) - Canção Para Meu Filho (Maria da Graça Varela Cid/Hugo Maia de Loureiro)

Foto de Sérgio Guimarães, arranjos e direcção de José Calvário e Thilo Krasmann

Eps e Singles

1969 – Sai o Ep Hugo Maia de Loureiro


com as canções: Fonte de Água Vermelha / Menino Rei / Faina / Rosas e Espinhos.

Arranjos e supervisão de Thilo Krasmann, som de Moreno Pinto.

1970 – Grava o single Canção de Madrugar


tendo Canção de Madrugar / Canção de Amanhecer

Uma bela capa de Manuel Vieira. O Intróito participa nos coros e os arranjos e direcção são de Thilo Krasmann. A música é de Nuno Nazareth Fernandes para poemas de José Carlos Ary dos Santos. 

Esta Canção de Madrugar, classificou-se em 2.º lugar com 73 pontos. 

1971 – Novidade e Crónica De Um Dia


Disco promocional de Hugo Maia de Loureiro no  VII Grande Prémio TV da Canção Portuguesa.


Crónica De Um Dia – Semi-Dito
 
Esta canção de Fernando Guerra e do próprio Hugo Maia de Loureiro classificou-se em 4º lugar com 26 pontos.



Uma das suas canções que ficou nos ouvidos dos portugueses foi “Canção de Madrugar” da dupla Nuno Nazareth Fernandes e Ary dos Santos.





- Bom domingo.