22 novembro 2015

TERESA SALGUEIRO



TERESA  SALGUEIRO


Maria Teresa de Almeida Salgueiro, nasceu em Lisboa a 8 de Janeiro de 1969. 

Em 1986, com apenas 17 anos, integra o mais famoso grupo Português de sempre no estrangeiro – Madredeus.

Entre 1987 e 2007, com os Madredeus, vendeu mais de cinco milhões de discos em todo o mundo. 


Participou, também, como actriz principal, na longa metragem de Wim Wenders, intitulada “Lisbon Story”.


2006 - Em paralelo com a actividade do grupo, edita o álbum “Obrigado” (2006) que reúne participações com vários artistas como José Carreras, Caetano Veloso, Angelo Branduardi, entre outros. 





2007 - Grava dois álbuns em parceira com o Septeto João Cristal (Você e Eu) e com o Lusitânia Ensemble (La Serena) em que explora universos musicais diversos demonstrando a sua versatilidade  enquanto intérprete. Manteve, com estes dois projectos e durante dois anos, uma actividade regular de concertos na Europa, Brasil e México.


Ainda em 2007 e a convite do compositor polaco Zbigniew Preisner participa como voz solista no álbum “ Silence Night and Dreams”. Com este concerto, que teve a sua estreia no Teatro da Acrópole, em Atenas, subiu ao palco em várias cidades europeias, como Paris, Londres ou Płock.


2009 - Enquanto artista independente, em Agosto de 2008, com a ideia de recolher um repertório que retratasse as diferentes épocas, tradições, regiões e costumes Portugueses, reúne-se novamente com o Lusitânia Ensemble e assim nasceria em 2009 o disco “Matriz”, cujos concertos percorreram a Europa e África.


2012 - Sai para o mercado discográfico o álbum "O Mistério". Para a produção deste disco, convidou António Pinheiro da Silva, com quem partilhou os primeiros dez anos de gravações e concertos da sua vida, para co-produzir este novo disco.

Durante o mês de Agosto de 2011, retiram-se para o Convento da Arrábida, no ambiente envolvente da Serra, e montam um estúdio de gravação onde registam os dezassete temas que dão origem ao álbum “O Mistério”.


2013 - Lança "Cânticos da Tarde e da Manhã", editado no Seminário de S. Paulo em Almada.

Nele tomam parte:

Teresa Salgueiro (voz) / Carisa Marcelino (acordeão de concerto) / Óscar Torres (contrabaixo) / Participação especial de seminaristas de Almada.

«Os dois grandes tempos diários de oração da Igreja católica – Laudes, pela manhã e Vésperas, à tarde – iniciam-se com hinos, que neste disco são denominados “cânticos”. Trata-se de textos poéticos que a liturgia universaliza, enquanto que as melodias são assinadas por reputados compositores de música sacra. Parte dos poemas de Laudes e Vésperas foram adoptados em todo o mundo, embora tenham sido traduzidos e adaptados em cada país, enquanto que outros são originários de escritores nacionais, cruzamento presente neste CD, que inclui poetas da grande tradição cristã universal e autores maiores de várias épocas da literatura portuguesa».


Este trabalho discográfico, foi apresentado aos penafidelenses, no dia 10 de Novembro de 2015, pelas 21h na Igreja Matriz.

Vamos ficar com a versão da canção "Senhora do Almortão" de Zeca Afonso, na voz cristalina de Teresa Salgueiro, com o adufe em fundo para apenas compassar as frases.











- Bom domingo!