18 novembro 2015

ACÇÃO CATÓLICA AGRÁRIA EM PENAFIEL


ACÇÃO CATÓLICA AGRÁRIA
EM PENAFIEL

Foto cedida por: Alex Borges

Domingo, 11 de Junho de 1961, a Acção Católica Agrária da Diocese de Penafiel, promoveu uma concentração de milhares de filiados e simpatizantes da Acção Católica, que foram desde o Campo do Conde de Torres Novas, até ao campo de jogos do Futebol Clube de Penafiel, em romagem de penitência e oração segundo o espírito da Mensagem de Fátima.

A Comissão Central presidida pelo sr. eng.º agrónomo Alexandre Aranha Furtado de Mendonça é constituída pelo sr. António Salazar da Silva e as ex.mas senhoras D. Maria Helena Pinto de Carvalho, D. Maria Helena Pinto de Carvalho, D. Maria de Lurdes de Sousa Baldaia e pelo reverendo Padre Orlando Mota e Costa, Assistente Diocesano dos Organismos Agrários da Acção Católica.
O programa desta concentração era o seguinte:



Pelas 10,30h chegou a Penafiel o Senhor Bispo D. Florentino de Andrade e Silva, acompanhado pelo seu secretário, Reverendo Padre Cardoso.



Foi recebido pelo sr. Presidente da Câmara de Penafiel Dr. Silva Mendes, vereadores, Delegado Escolar, Comandante Militar e oficiais do R.A.L. 5, Reverendo pároco de Penafiel, Padre Albano, Rev.º António dos Santos, Assistente diocesano da A.C. rev,º Orlando Mota, Assistente diocesano dos organismos agrários Prof. Gonçalves de Azevedo, Presidente da junta diocesano da A.C. eng.º Furtado de Mendonça, Presidente diocesano da L.A.C., e outros dirigentes de vários Organismos Católicos e muitos sacerdotes.

De seguida iniciou-se o desfile em direcção ao Estádio Municipal, pelas Avenidas Egas Moniz, Sacadura Cabral, Praça Municipal e Rua Pedro Guedes.

Na abertura do desfile iam as bandeiras das várias secções da Acção Católica.

Das casas das ruas por onde passou o cortejo pendiam colchas e colgaduras e muitas pétalas de flores foram lançadas.

Muito povo nos passeios, assistiu ao desfile que demorou mais de hora e meia a atingir o Estádio Municipal (hoje Estádio 25 de Abril). 



Cerca das 12h principiou a missa celebrada pelo Bispo D. Florentino. Toda a multidão de fiéis orientada pelo rev.º Celestino Ramos, acompanhou em coro e com devoção as várias partes da missa.

No momento da Consagração, a fanfarra do RAL 5 tocou a sentido, gesto que impressionou vivamente.

A Sagrada Comunhão foi distribuída por cerca de 30 sacerdotes a cerca de seis mil fiéis, terminando a Missa Campal cerca das 14 horas.

Durante a tarde realizaram-se vários jogos cénicos, com quatro quadros da vida campestre, sendo eles a Ceifa, a Espadelada, a Desfolhada e a Vindima.

Antes da parte cénica propriamente dita, fez-se a saudação por dois dirigentes da A.C., Maria de Lurdes Baldaia e Ernesto Campos, e a chamada de todas as regiões da diocese, cujas bandeiras tomaram lugar no estrado.



Por fim, subiu ao estrado D. Florentino para lembrar que neste dia em Penafiel viveu-se uma jornada de fé e significado cristão.

Os jogos cénicos findaram com uma apoteose à bandeira da Acção Católica, que simboliza o ideal de servir a igreja e o meio rural.

Depois foi o desfile de todas as bandeiras, enquanto a assistência entoava o Hino da Acção Católica.  

No final, pelas vinte horas, todos se preparam para o regresso a casa nos mais variados meios de transporte, com a satisfação estampada nos rostos.