01 setembro 2015

ESCOLA PRIMÁRIA DE SANTA MARTA



ESCOLA PRIMÁRIA DE SANTA MARTA
E O
LARGO PROFESSORA
OLÍVIA ALMEIDA DA CONCEIÇÃO


No dia 17 de Outubro de 1943, foi inaugurado o novo edifício escolar de Santa Marta para ambos os sexos.

A sessão solene foi presidida pelo Padre Carlos Pereira Soares, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, que tinha a ladeá-lo os senhores dr. Alfredo Correia de Noronha e o tenente António Sampaio, respectivamente, vice-presidente e vogal daquele corpo administrativo camarário.

Também marcaram presença António Pais Neto, delegado do director do Distrito Escolar do Porto, capitão Noronha de Meneses e Augusto Vidal, chefe da estação telégrafo postal de Penafiel.

Usou da palavra em primeiro lugar o reverendo Manuel Leal da Rocha, pároco da freguesia, que proferiu um magnífico discurso, que calou fundo na assistência.

Falaram depois a senhora Dona Olívia Almeida da Conceição, professora da nova escola, e o senhor Adriano Pais Neto, que se congratularam por ver realizada uma das mais legítimas aspirações do bom povo da Freguesia de Santa Marta.



O Senhor Carlos Pereira Soares, antes de encerrar a sessão, que foi abrilhantada pela banda de música de Paço de Sousa, aludiu à grandiosa obra do Estado Novo, especialmente no capítulo da instrução, felicitando a professora Olívia Almeida da Conceição, pela dedicação à causa do ensino.

Terminou por levantar vivas a Cristo-Rei, à Pátria, a Carmona e a Salazar.

Após a sessão solene, a todas as entidades oficiais e convidados foi oferecido um jantar, tendo feito uso da palavra aos brindes os senhores  José Correia Noronha e Meneses, Adriano Pais Neto, Reverendo Manuel Leal da Rocha e o Presidente da Câmara Padre Carlos Pereira Soares.

Assistiram ao jantar os senhores: 

Padre Carlos Pereira Soares
Dr. Alfredo Correia de Noronha
Capitão José Correia de Noronha e Meneses
Tenente António Sampaio
Professora Dona Olívia Almeida da Conceição
Augusto Vidal
Adriano Pais Neto
Padre Albano Ferreira de Almeida
Padre Manuel Leal da Rocha
Padre Manuel M. V. Mendonça
Padre José Maria de Sousa
José Baptista Sousa Neto
José Mendes Ferreira
Sebastião Coelho de Oliveira
Sebastião Caetano
António Leal Mendes de Oliveira

A Professora Olívia Almeida da Conceição, permaneceu nesta escola primária de Santa Marta até à hora de se reformar.

Por ela passaram gerações de homens e mulheres que com ela aprenderam as primeiras letras e números, a ler e a escrever, a fazer contas de somar, subtrair, dividir e multiplicar, os rios e as linhas férreas do nosso país, que nessa época ia do Minho a Timor.

Devido à sua dedicação, e reconhecimento do seu trabalho, o largo fronteiriço ao edifício da antiga escola e à Igreja  Paroquial de Santa Marta foi baptizado com o seu nome.



Com o arranjo urbanístico efectuado neste Largo Olívia Almeida da Conceição, inaugurado no dia 25 de Setembro de 2005, pelo então presidente da Câmara Dr. Alberto Santos, o antigo coreto que embelezava a paisagem  desapareceu.


Com a junção de escolas o prédio passou a servir de sede da Junta de Freguesia de Santa Marta e com a fusão da freguesia na de Penafiel, agora está lá instalado um Centro de Convívio para idosos.

Como dizia Camões, "Mudam-se os tempos, Mudam-se as vontades".