21 julho 2015

PENAFIEL EM FILME



PENAFIEL EM FILME



Aproveitando as Festas da Cidade e do Concelho de Penafiel, a Câmara Municipal sob a presidência do Dr. Manuel Alves Moreira, encarregou a uma firma de Lisboa a realização de um documentário sobre as festas do Corpo de Deus, cidade e concelho, para o mesmo ser incorporado na rubrica Actualidades Portuguesas a passar em todas as salas de cinema do país.


Este meio publicitário  e promocional da nossa terra, foi exibido no Cine Teatro S. Martinho no dia 19 de Junho de 1972, com início ás 22 horas, antes da exibição do filme Tesouros Inacessíveis.

A casa estava cheia de espectadores, que sublinharam com palmas a passagem no ecrã deste filme sobre Penafiel.


Nele podemos ver a inauguração da estátua do Padre Américo na Praça da República, a quantidade de povo que vinha a Penafiel ver as suas festas que na altura eram um cartaz na região do Douro litoral e não só, infelizmente nada comparado aos dias de hoje, e neste tempo a cidade era muito mais habitada que nos dias que correm, basta ver a quantidade de gente que assiste a tudo isto das varandas de suas casas.


No Cine Teatro S.Martinho estavam presentes Presidente e Vereadores do Município, autoridades civis, militares e religiosas e muito público da cidade e das freguesias do concelho, ficando esta segunda-feira de 19 de Junho de 1972, na memória de todos os presente. 



E assim no futuro, Penafiel e as suas festas tornarem-se ainda mais conhecidas por todo o país.

No entanto fomos assistindo à morte lenta destas festas, com uma aposta forte na Agrival, tornando o cartaz do Corpo de Deus pior que qualquer festa de aldeia.

São opções...



5 Comments:

Blogger António França said...

Parabéns, Fernando, pelo belo "furo"!...
Descobres cada uma!...
Pois, agora as prioridades são outras...

10:23 da tarde  
Blogger Fernando Oliveira said...

Parece que sim amigo França. Este filme é uma relíquia e podemos ver e comparar o ontem e hoje.

7:17 da tarde  
Blogger carvalhosameiro said...

Excelente documentário da vida de Penafiel de há anos.Por aqui se vê que havia alguma razão para, como afirmava Justino do Fundo, se reivindicar para Penafiel o título de capital do Vale do Sousa.E hoje?Há danos irreparáveis...Já agora deixem-me que fale de um assunto que algo que acabo de ler me lembrou.Penso no busto de Egas Moniz.Mas que democracia é esta?Então o busto é adquirido por subscrição pública e colocado onde o povo quis e vem um iluminado qualquer e retira tudo, não por um motivo imperioso, mas para lá colocar um boneco, por sinal dizem que bem caro,de um amigo.Estará isto certo?Ou não será que Egas Moniz é pura e simplesmente o Penafidelense mais importante da história de Portugal de que Penafiel devia orgulhar-se?Bem mas isto foi uma divagação.Aqui e agora quero felicitar o Sr.Fernando Oliveira pelo seu excelente trabalho sempre muito valioso.Espero que comece a ser mais conhecido e sobretudo por TODOS reconhecido.

11:14 da manhã  
Blogger Fernando Oliveira said...


Só um certo "Sentir Penafiel". que apareceu por estas bandas, é que se podia ter lembrado de retirar o busto do Egas Moniz símbolo da honestidade e seriedade, coisa arredada por certa classe política neste país, e no seu lugar colocar uma "Serpe" (símbolo do mal), com cara de pirilampo mágico.

É caso para dizer que em Penafiel, o mal triunfou sobre o bem, e pelo que aconteceu ao jardim do Sameiro, nem duvido.

Isto sou eu a divagar com o amigo Carvalho do Sameiro.

Um abraço

9:14 da manhã  
Blogger maria da graça castelão said...

Sempre belos documentários !
Obrigada !
Maria da Graça

3:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home