05 julho 2015

GRUPO DE CANTARES BELAURORA




GRUPO DE CANTARES BELAURORA


Em 1985 comemorava-se o Ano Internacional da Juventude. 

Na Vila de Capelas, em S. Miguel, no âmbito das celebrações, um grupo de jovens procurou o apoio de um professor que estivesse disponível para os iniciar na aprendizagem da música, encontrada essa disponibilidade e vontade, nasceu a 17 de Maio do ano de 1985 um grupo de música e cantares tradicionais que adoptou como designação um dos mais belos temas da música açoriana de raiz popular, a Bela Aurora.


Constituído totalmente por amadores que se dedicam à recolha, pesquisa, estudo, preparação e divulgação da Música Tradicional Açoriana.

Actualmente o Grupo de Cantares Belaurora é constituído por 11 elementos, na sua maioria naturais e residentes na Vila de Capelas, concelho de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Açores.  


Ei-los: 

Ana Medeiros - voz, violão e viola da terra
Carlos Sousa - Director Musical, voz e bandolim
Francisco Nascimento - voz e violão
Eduardo Medeiros - voz e acordeão
Isabel Meireles - voz e percussão
Micaela Sousa - voz, violino e percussão
Pedro Medeiros - voz, flauta e clarinete
Rui Lucas - voz e violão
Laureno Sousa - coro e percussão
Margarida  Botelho
Margarida Sousa - Coro e percussão.



1987 - O Grupo de Cantares Belaurora lançou o seu primeiro trabalho discográfico – um LP intitulado "E do Velho se Faz Novo!" 






1991 - Em abril de 1991, o grupo gravou o seu segundo LP "Cantos d'Outrora",. A gravação ocorreu no Angel Studio, tendo sido engenheiro de som José Manuel Fortes.

Com este trabalho, o Grupo de Cantares Belaurora concorreu ao "Prémio José Afonso", promovido pela Câmara Municipal de Almada, tendo sido finalista, conjuntamente com Vitorino (primeiro lugar), Júlio Pereira, Amélia Muge, Brigada Victor Jara, GNR e Madredeus.



1996 - O Grupo de Cantares Belaurora publicou o terceiro trabalho discográfico, intitulado "Entre Cantos e Marés".



1999 - produzido pelos estúdios Emiliano Toste sai o CD com o título "Lágrimas de Saudade".



2000 - É lançado o CD duplo "Quinze Anos de Cantigas" (Emiliano Toste), como forma de comemorar o 15.º aniversário da fundação do grupo, onde se incluem 44 temas.


2003 - O Grupo de Cantares Belaurora gravou nos estúdios Emiliano Toste com o nome Achados do Tempo.


 2004 - É editado em Dezembro o CD  intitulado "O Cantar que nos Embala".

2007 - O Grupo de Cantares Belaurora lançou o primeiro DVD, intitulado "A Voz dum Povo" (Emiliano Toste), que, para além da música, pretendeu divulgar a beleza das ilhas dos Açores, o labor e a alegria das suas gentes.



2010 - O grupo lançou o CD "Da Maior e da Mais Alta", que inclui temas tradicionais da maior ilha do Arquipélago dos Açores – Ilha de São Miguel; e da mais alta – Ilha do Pico. 

Dos descobridores e povoadores do século XV, os Açorianos herdaram os cantares do amor à terra e ao trabalho, da nostalgia e da festa, fizeram o canto da ilha, ponte a unir, tal mar, povos e continentes.

Vamos ouvir Lágrimas de Saudade, que é uma espécie de choro cantado, porque saudade é sonho que reza...











- Bom domingo!