19 julho 2015

CARLOS PAIÃO



CARLOS PAIÃO


Carlos Manuel Marquês Paião, nasceu em Coimbra no dia 1 de Novombro de 1957, e a 26 de Agosto de 1988 morre num violento acidente de automóvel ao passar em Ponte de Amieira próximo de Rio Maior, quando se dirigia para um espectáculo em Leiria. 

Apesar de se ter licenciado em medicina pela Universidade de Lisboa, acabou por se dedicar à música.

Apenas com 30 anos de vida, foi  um dos maiores talentos, em termos de composição e de interpretação, da música ligeira portuguesa do século XX.


Carlos Paião escreveu para nomes tão diferentes como Herman José, Joel Branco, Cândida Branca Flôr, Amália Rodrigues, Nuno da Câmara Pereira, Peter Peterson, Trio Odemira, Octávio de Matos, Alexandra, Rodrigo, Lenita Gentil, António Mourão, Ana, Carlos Quintas ou Pedro Couceiro.



1981 - Concorre com três canções ao Festival RTP da Canção mas só "Play-Back" é que é apurada. Grava um single com os outros dois temas ("Souvenir de Portugal" e "Eu Não Sou Poeta") que é editado um mês antes do Festival. A canção "Play-Back" acaba por vencer o Festival da Canção

Na sua curta carreira artística, grava apenas dois LPs.


1982 - Neste ano é editado o seu álbum de estreia, "Algarismos", com canções como "Zero a Zero" , "Canção dos Cinco Dedos" e "Meia Dúzia".



1986 - Escreve a canção "Bamos Lá Cambada", interpretada por José Estebes, que foi o hino não oficial da selecção portuguesa de futebol, no Mundial do México.


1988 - O disco que estava a preparar, "Intervalo", foi editado em Setembro já depois da sua morte, na data prevista inicialmente para o seu lançamento. O tema em maior destaque foi "Quando as Nuvens Chorarem" em dueto com Dina.

Os maiores êxitos, como Playback, Marcha do “pião das Nicas”, Gá-Gago, Cinderela, Pó de Arroz, entre muitas outras. 

Ele Brincava com as palavras, o ritmo das suas escritas transmitem uma alegria contagiante.

Compositor, intérprete e instrumentista, Carlos Paião produziu mais de trezentas canções.



Foi-me difícil escolher uma delas para ouvirmos este domingo, dada a quantidade de óptimas canções que Carlos Paião produziu, mas a escolha caiu em Cinderela e espero que gostem.






-  Bom domingo!