08 julho 2015

INAUGURAÇÃO DA PONTE DAS AREIAS EM PAÇO DE SOUSA



INAUGURAÇÃO DA PONTE DAS AREIAS
EM PAÇO DE SOUSA




Sábado, 29 de Janeiro de 1949, com a presença do Subsecretário de Estado das Obras Públicas, realizou-se a inauguração oficial da Ponte das Areias, na vizinha freguesia de Paço de Sousa, do concelho de Penafiel, útil melhoramento, que se fica devendo ao Estado Novo e que há muito era esperado com ansiedade, visto servir não só o concelho de Penafiel como ainda o de Paredes.

O acto teve lugar às 15 horas, comparecendo no local grande quantidade de pessoas de todas as classes sociais, assim como as entidades, de Penafiel e Paredes, Bombeiros  Voluntários de Penafiel, de Paço de Sousa e Cête.  

O ilustre visitante vinha acompanhado pelo ex sr. Governador Civil do Porto, elemento civil e militar do distrito e outras figuras da Nação, tendo-se improvisado uma tribuna onde tomaram lugar as pessoas de representação, para se dar início à cerimónia.

O ex.mo Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, sr. Afonso Henrique de Sobral Mendes, usou então da palavra para, saudar Sua Excelência, agradecendo-lhe a honra da visita e dando largas ao seu contentamento por ver que o Estado Novo não deixa de atender às necessidades das populações, prometendo e realizando, ao contrário de outros tempos em que tudo se prometia e nada se fazia. 

Terminou por pedir ao ilustre visitante para que fosse intérprete junto de Sua Excelência o Ministro das Obras Públicas do muito reconhecimento do povo de Penafiel,  pelos benefícios que tem recebido. 

Seguidamente tomou a palavra o sr. Subsecretário, para explicar a grande obra que o Estado vem realizando com construções de pontes, dizendo que a das Areias tinha importado em cerca de 500 contos. 

Finalizou prometendo que o Governo não deixaria de continuar na grandiosa obra que começou em 1926 e trouxe a Portugal uma nova era de ressurgimento.

Seguidamente procedeu-se à inauguração da nova ponte, subindo ao ar grande quantidade de foguetes e ouvindo-se uma banda de música e muitos vivas a  Carmona e Salazar, a Portugal e a Sua Excelência o senhor Subsecretário das Obras Públicas. 


Pelas 16 horas, efectuou-se no Salão Nobre da Câmara Municipal de Penafiel uma sessão solene presidida pelo Senhor Subsecretário, e em que fizeram uso da palavra os sr. Afonso Henrique de Sobral Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, dr Francisco da Silva Mendes, Presidente da Comissão Concelhia da União Nacional, dr. Menezes Alves, Conde de Aurora, Deputado dr. Marques de Carvalho, e o ilustre membro do Governo. 

O salão estava repleto de pessoas vindas de todas as freguesias do concelho encontrando-se entre a assistência muitas senhoras e também alguns presidentes das Câmaras dos concelhos do distrito corno Porto, Paredes, Valongo, Paços de Ferreira e Lousada. 

A sessão decorreu com todo o entusiasmo sendo todos os discursos muito aplaudidos por focarem os vários aspectos da vida nacional, em especial no que se refere ao próximo acto eleitoral em que se apresenta como candidato o Senhor Marechal Carmona, venerada figura de português e símbolo de 22 anos de paz e de ordem. 


No final a assistência entoou o hino nacional e foram levantados muitos vivas a Portugal, a Carmona e a Salazar, sendo enviados a Suas Excelências telegramas de saudação do povo de Penafiel que espera confiante na continuação do Senhor Marechal Carmona na Presidência da República para maior prestígio e glória de Portugal.


Obras de beneficiação da Ponte das Areias

Integrado nas comemorações do 24.º aniversário da elevação de Paço de Sousa a Vila, no dia 21 de Junho de 2015, foram inauguradas as obras de requalificação da Ponte das Areias, sobre o Rio Sousa, e que liga os concelhos de Penafiel e Paredes pelas freguesias de Paço de Sousa e Cête. 



Este melhoramento consistiu no alargamento dos passeios, colocação de guarda corpos e railes de proteção, garantindo uma maior segurança para os peões.

Esteve presente nesta inauguração o sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Antonino de Sousa, o sr. Presidente da Junta de Freguesia de Paço de Sousa, Arlindo Sousa, e muitos populares.