01 julho 2015

OS TANQUES DA PRAÇA DO MERCADO



OS TANQUES 
DA PRAÇA DO MERCADO


Este que se vê na foto acima, encontra-se actualmente colocado ao fundo da Travessa Conde Torres Novas, e no antigamente era conhecido como o tanque das freiras.

Assim chamado, quando foi colocado na entrada da Praça da Alegria ou Praça do Mercado como vulgarmente era conhecida e ali perto haver um convento de Freiras, conhecido por "Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição. Embora o convento já não exista, ainda hoje a  Igreja do Recolhimento das Freiras de Nossa Senhora da Conceição é popularmente conhecida por Igreja das Freiras. 



O tanque estava voltado para a Rua Formosa hoje Avenida Sacadura Cabral, ladeado por dois portões que davam para duas rampas, que nos levavam ao miolo da Praça do Mercado.

Nesse tempo, era nesta praça que se realizavam as feiras de gado, servindo uma das partes do tanque para o gado matar a sede e a outra para a população poder-se abastecer de água.

Este tanque em 1952, passou à reforma, sendo substituído por um outro quando da construção dos sanitários da Praça do Mercado.


Foto de Alex Borges - Professor com alunos que vieram fazer o exame da 4.ª classe.

Aproveitado o declive do terreno, por cima dos sanitário, foi colocado um tanque com uma pia  todo ele em granito, ladeado de bancos de pedra, sendo este local aproveitado para uma paragem de camionagem na urbe.


Este melhoramento citadino, também viria a desaparecer quando a Praça do Mercado foi demolida, para dar lugar a um mamarracho de cimento, substituindo Penafiel a sua bela Praça por um correr de estabelecimentos nas suas traseiras.

Agora estão colocados como adorno, o primeiro como já foi dito na Travessa Conde de Torres Novas e este último num recanto na Praça da República, sem por eles brotar uma gota de água, cessando as funções para que foram criados.

Este património municipal, segundo a minha singela opinião, apesar de já se encontrar na reforma, merecia mais atenção, pois é inconcebível, que estas pedras não sejam lavadas de longe a longe, para deixarem de ter esta cor que em nada abona a favor da nossa cidade, não só na consideração dos penafidelenses como naqueles que nos visitam. 


Comparem as duas fotos colocadas neste texto (professor com alunos e esta) deste tanque, e vejam a diferença da cor das pedras.

Faço votos que alguém com responsabilidade e poder leia esta página, e com um pouco de boa vontade mande lavar a cara a este património municipal, para alindar ainda mais estes recantos da cidade.