19 outubro 2014

OS ESPACIAIS



OS ESPACIAIS


Em 1963, nascia na cidade do Porto mais um conjunto académico “Os Espaciais”, já que os seus elementos eram estudantes.

Os Espaciais, eram formados por:

Vasco Moura – viola baixo
 António Sampaio - órgão
Artur Lima - bateria
António Guedes Moura – (guitarrista e vocalista), que mais tarde veio a integrar o grupo Psico e colaborou também com os Tantra, com o nome de Toni Moura.
Manuel Monteiro – viola ritmo

Guedes Moura gostava muito dos Beatles, preferência que se reflectiu na música que compôs e nos arranjos que efectuou para os Espaciais.

Os Espaciais, gravaram durante a sua curta existência (1963 - 1968) quatro EP’s, e tiveram a colaboração de Alberta Monteiro em alguns dos seus registos.

O grupo participou no Concurso Yé-Yé, que se realizou no Teatro Monumental, em Lisboa, de 28 de Agosto de 1965 a 30 de Abril de 1966. No mês de Janeiro de 1996 dedicado às meias-finais, tendo Os Espaciais sido os vencedores da 3ª meia-final decorrida em 22 de Janeiro.

A sua discografia é a seguinte: 


SILÊNCIO [7"EP, Rapsódia, 1966]

 



OS ESPACIAIS COM BERTA MONTEIRO [7"EP, Rapsódia, 1966]
EP de "Os Espaciais" com Berta Monteiro, 1966. Os Espaciais acompanham Alberta Monteiro nos temas: Contradição / Não, Não, Não, Não e Meu Ex-Amor.



ESPERO [7"EP, Rapsódia, 1967],


O CIRCO [7"EP, Rapsódia, 1968].


Das cinzas do Conjunto Académico Os Espaciais, comandado por Tony Moura, nasce em Outubro 1969, no Porto o Psico, mudando também de estilo e de objectivos musicais.

Quem se lembra de nos anos 60, de uma casinha que existia no Jardim Egas Moniz, junto ao parque infantil, e que através de discos de vinil, fazia as nossas delícias musicais nas noites quentes de Verão, de certeza que se recorda da música que vamos ouvir “ O Silêncio”, tocada pelos Espaciais, e que era por assim dizer, a canção do Vitinho da época, já que muitas destas sessões musicais encerravam com ela. 

E ao toque do silêncio, só nos restava recolher a nossas casas, e ir para o vale dos lençois.




- Bom domingo!