29 outubro 2014

A 1.ª FESTA DO LAGO



A 1.ª FESTA DO LAGO
18 DE SETEMBRO DE 1954

Selo referente à Festa do Lago de 1957

Fez no dia18 de Setembro passado, sessenta anos que se realizou a primeira Festa do Lago.


A Festa do Lago, realizava-se no Parque Zeferino de Oliveira, e era por assim dizer um arraial minhoto com baile, sendo a pista de dança, o fundo do lago, que nessa altura era esvaziado e limpo.


Os benefícios de tal evento, revertiam para o Hospital da Santa Casa da Misericórdia, e nos últimos anos que se realizou a Festa do Lago, eram para o Futebol Clube Penafiel.

Neste ano de 1954, faziam parte da Comissão de Honra as senhoras:

D. Maria Dina N. da Costa Graça, D Ana da Conceição C. M. Rocha Reis, D. Maria Júlia Mesquita de Carvalho, a Dila Viana e Silva, D Maria Emília Viana Guimarães, D. Maria Alice Moura de Carvalho e D. Maria Margarida R, Queiroz Barroso;
 
E os senhores:

Dr. Joaquim da Rocha Reis, Dr. Victor Moura de Carvalho, Dr. Luís P, A. da Silva, Dr. Manuel da Costa Guimarães, Dr. Francisco Brandão Rodrigues dos Santos e, Dr. José Luiz Afonso Barroso.

A comissão executiva foi constituída pelos senhores Humberto G. da Silva Mendes, António Carlos Moreira, Henrique A. 1. Machado Aguiar e Jaime Augusto B. M. Rocha Reis.

Devido à sua originalidade, as Festas do Lago, eram verdadeiros sonhos das mil e uma noites, dançando-se animadamente desde as 22 horas às 7 do dia seguinte.

Deslocavam-se à nossa terra pessoas de toda a parte do país e até da nossa vizinha Galiza, podendo-se contar por centenas os automóveis que estacionavam junto do atraente Parque, emprestando-lhe alegria e movimento, como é próprio dos grandes acontecimentos.


Neste ano inaugural da Festa do Lago (1954), cujo produto foi cerca de trinta contos que reverteram para a Misericórdia de Penafiel, o baile foi abrilhantado pela Orquestra Sousa Júnior, que deixou as melhores impressões pela sua actuação.

O recinto achava-se profusamente iluminado e decorado, oferecendo um aspecto grandioso. 

Cartaz da Festa do Lago

Houve serviço de bufete a cargo de distintas senhoras da nossa terra, que quiseram assim contribuir para obra tão meritória como é a do nosso Hospital.

Como nota curiosa, o Ex.mo Senhor Joaquim Melo da Cunha, importante industrial na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, que se encontrava em gozo de férias na sua casa em Tresvia na freguesia de Bustelo, donde é natural, contribuiu para esta Festa do Lago de 1954, com cinco mil escudos.

Podemos afirmar, sem receio desmedido, que a Festa do Lago, foi das coisas mais importantes que se realizou em Penafiel, atraindo ao local algumas milhares de pessoas, que se retiravam com a maior satisfação pelo tempo bem passado, e pelo espectáculo tão maravilhoso a que tinham assistido, prometendo regressar no ano seguinte.

Foto de Beça Moreira

Hoje, caso se realiza-se tal Festa, devido às obras de amputação do Lago, talvez fosse baptizada por Festa no Tanque.

A rapaziada de agora está mais virada para a moda das “Rotas” de qualquer coisa, que existe em todos os lados, e por mais voltas que se lhes dê, nunca projectaram o nome de Penafiel como a Festa do Lago.

4 Comments:

Blogger carvalhosameiro said...

Tenho a impressão de que haverá aqui algumas imprecisões.Quanto ao 1º ano, 54 ou 53 ou até um ano antes?, penso que sim.Já quanto à comissão penso que não.Salvo erro a 1ª festa que se fez, não tinha, oficialmente, nenhuma comissão.Também lá trabalhei como outros e, por exemplo, o Dr.Jaime Reis nunca lá esteve.Esta comissão, penso eu, já aparece na sequência de se ter entregue o lucro da 1ª festa à Misericórdia.Aqui já está tudo muito formalizado o que não aconteceu com a primeira festa que ia até conduzindo a uma "barracada" não fora o Presidente da Câmara ser o Dr.Silva Mendes, pai do Dr.Humberto.Penso que o Dr.Humberto ainda não era licenciado e, se assim for, o Dr. Jaime muito menos.Frequentei o Colégio do Carmo juntamente com o Henrique, o Humberto e o Rolando Ferreira e nem me lembro do Dr.Jaime porque estaria muito mais atrasado.É mais novo.Creio que no grupo original esteve o Rolando Ferreira.Bom mas isto, que eu vou procurar esclarecer melhor através dos meus papéis e falar com o Henrique,pouco interesse tem.A verdade é que era uma grande festa e foi pena que se tivesse cortado a hipótese de algum dia poder voltar a ser realizada.O que se fez nos jardins do Sameiro foi para mim um atentado ao que de melhor tinha Penafiel.

3:03 da tarde  
Blogger Isabel Medeiros said...

Houve um tempo em que coexistiram dois Dr. Jaime Reis - o pai, que teria actualmente mais de 100 anos, e o seu filho mais novo, também médico, que ainda é vivo. Não sei qual a data de início da Festa do Lago, mas lembro-me de ir lá comer um caldo verde ainda muito pequena (anos 50) e de ir lá dançar nos anos 60. Era uma festa bem gira!

11:03 da manhã  
Blogger Fernando Oliveira said...

O pai do Dr. Jaime Reis era o Dr. Rocha Reis.

2:13 da tarde  
Blogger carvalhosameiro said...

O pai do Dr, Jaime Reis era o Sr.Dr. Joaquim da Rocha Reis, grande médico e excelente pessoa.

11:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home