25 junho 2014

O SINDICATO DOS CAIXEIROS



O SINDICATO DOS CAIXEIROS 


O Estado Novo extinguiu as Associações de classe existentes, e criou no seu lugar um tipo de corporativismo sindical, controlado pelo Estado, sendo a sindicalização do operário obrigatória.

Assim, as associações de classe, que não aceitaram as normas corporativas sindicais impostas pelo Estado Novo, como foi o caso da Associação dos Empregados do Comércio de Penafiel, viram com profundo desgosto encerrarem as portas da sua velha Associação, atingida pelas sanções da referida lei.

Porém, no Domingo, dia 3 de Novembro de 1935, foi inaugurada em Penafiel a primeira Secção Nacional dos Empregados do Comércio do Distrito do Porto.

Do programa da inauguração constava o seguinte:

11 horas – Recepção nos Paços do Concelho aos ilustres visitantes
12 horas – Almoço oferecido às entidades oficiais.
15 horas – Secção solene comemorativa da inauguração da Secção Nacional dos Empregados Comerciais do Distrito do Porto (S.N.E.C.D.P). 


Pelas 11 horas da manhã, aguardavam na Câmara Municipal a chegada das entidades oficiais que vinham para a inauguração o sr. Capitão Arrochela Lobo, Presidente da Comissão Administrativa e os vogais da mesma comissão, o sr. Dr. Avelino Soares, Presidente da Comissão Concelhia da União Nacional, grande número de empregados no comércio, com a sua bandeira, e muitas outras pessoas de representação do nosso meio social. 

Também compareceram representações da Associação Artística Fúnebre Penafidelense, Sport Club de Penafiel, União Desportiva Penafidelense e Bombeiros Voluntários de Penafiel, que se faziam também acompanhar com as suas bandeiras.

A guarda de honra foi prestada por um piquete dos bombeiros e pelo Grupo dos Escoteiros.

Em frente ao edifício da Câmara fazia-se ouvir uma banda de música.

Embora com algum atraso em relação ao horário previsto, pois foi cerca do meio-dia que chegaram a esta cidade os ilustres convidados:

Sr. Conde Aurora – Presidente do Tribunal do Trabalho.
Dr. Manuel Vieira Neves – Delegado do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência.
Alguns empregados no comércio, do Sindicato do Porto.

No Salão Nobre da Câmara Municipal de Penafiel, o Presidente Arrochela Lobo, agradece tão honrosa visita e dá as boas vindas aos ilustres visitantes, dizendo que ia ter o seu início a organização corporativa em Penafiel, entrando-se no caminho das realizações do Estado Novo.

O sr. Dr. Vieira Neves agradece em nome do sr. Sub-Secretário das Corporações, e em seu nome pessoal, a forma como foram recebidos.

O capitão Arrochela Lobo, encerra a sessão levantando dois vivas, ao Estado Novo Corporativo e a Salazar.

Do lado direito da foto vê-se a Pensão Aires, onde hoje está a pastelaria Nova Doce

Às 13 horas foi servido no Restaurante Aires, situado na Avenida Egas Moniz, o almoço de homenagem aos ilustres visitantes e autoridades, com cerca de 40 convivas.

Preside o sr. Capitão Arrochela Lobo, que tem à sua direita o sr. Dr. Vieira Neves, Sérgio Pereira, do Sindicato dos Empregados do Porto, Joaquim Amaro Jorge e José Guedes de Morais, da Comissão Organizadora de Penafiel, ficando à sua esquerda o sr. Conde Aurora, Ângelo Pereira, do Sindicato do Porto, Deolindo Simões e Francisco Bessa, dos Empregados de Penafiel, na sua frente os srs. Dr. Avelino Soares, António Huetz Bacelar e António de Sousa Soares.

Ao champanhe falaram os srs. Dr. Avelino, Dr. Vieira Neves, Conde de Aurora, Sérgio Pereira e Capitão Arrochela Lobo, sendo muito vitoriado o Estado Novo e os seus altos dirigentes.


Às 15 horas, na antiga sede da Associação dos Caixeiros, teve lugar a sessão solene para a inauguração da Secção de Penafiel, do Sindicato Nacional dos Empregados no Comércio.

O Sr. Sérgio Pereira, do Sindicato do Porto em nome dos seus colegas da Comissão organizadora de Penafiel, convida para presidir à sessão o dr. Vieira Neves Delegado do Instituto Nacional do Trabalho, que por sua vez convida para fazer parte da mesa os senhores Capitão Arrochela Lobo, Conde Aurora, Dr. Avelino e o Capitão José Vicente Ferreira, representante do comandante militar.
Aberta a sessão, falou em primeiro lugar o sr. Sérgio Pereira, que de forma clara e precisa descreve as vantagens da organização sindical e corporativa.


De seguida usou da palavra o Dr. Avelino Soares, que embora comece por dizer que não é da sua boca que íamos ouvir a palavra clara e precisa, porque lhe falta a competência técnica para dissertar sobre assunto de natureza social, nos proporcionou o ensejo de ouvir um dos seus mais formosos discursos, que sobre tal matéria nos tem sido dada ocasião de apreciar.

De maneira eloquente, fez o confronto no momento actual, da política de vários países do mundo com a de Portugal, cuja orientação exalta.

Ainda usaram da palavra o sr. Conde Aurora, o Capitão Arrochela Lobo e por último o Dr. Vieira Neves, manifestando à classe dos Empregados do Comércio de Penafiel, a sua alegria e entusiasmo por a ver ingressar na organização corporativa.

Eram cinco da tarde quando terminou esta brilhante jornada, tendo sido dirigido telegramas de saudação aos srs. Presidente do Ministério e Sub-Secretário de Estado das Corporações e Previdência.

E pronto assim nasceu o Sindicato dos Caixeiros de Penafiel, onde nos anos setenta se jogava grandes partidas de matraquilhos, ping-pong e bilhar com pinos, para além de se ir lendo alguma literatura sindical.

Já na dita democracia, o Sindicato dos Caixeiros encerrou as suas portas. 

Mas se pensam que o sindicalismo corporativo acabou, estão muito enganados. Agora continua numa versão light, servido em tons amarelados.

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Boa Tarde

Julgo ter sido neste local (onde funcionou, em tempos, uma hospedaria), que Eça de Queiroz terá pernoitado por uma noite, estando de viagem.

Não terá conseguido dormir por ter sofrido um ataque de lêndeas...

Estórias da nossa história!

Com os meus Cumprimentos,
Nuno da Gama

2:35 da tarde  
Blogger Fernando Oliveira said...

Realmente foi neste prédio que Eça de Queiroz pernoitou e relata esse episódio nos Maias. Nesse tempo era o Hotel Central de Penafiel.

Com os melhores cumprimentos
F. Oliveira

10:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home