12 abril 2017

ANTÓNIO GUIMARÃES PROPÕE NOME DE RUA PARA O DR. JOAQUIM COTTA

ABRIL EM MAIO

ANTÓNIO GUIMARÃES
PROPÕE NOME DE RUA PARA
O DR. JOAQUIM COTTA 

 

Democratas penafidelenses:

Esta hora não é só de alegria pela liberdade que, desde 25 de Abril passado, graças ao Movimento das Forças Armadas de Portugal, todo o País está a viver, liberto do Medo e da Opressão.

Esta hora é também de meditação e muita saudade!

Meditação para cada um de nós que tem de se consciencializar, de que, daqui para o futuro, este concelho de Penafiel depende tão somente da união, da vontade do Povo e do nosso querer.

Acabou-se a era do “mando, posso e quero”, que presidia a todas as decisões dos fascistas que detinham nas suas mãos os destinos da terra penafidelense, que agiam como se Penafiel fosse propriedade deles!

Agora somos nós, Povo Português, quem, unido, manda, pode e quer!

Agora somos nós que, democraticamente vamos escolher e colocar à frente dos destinos do nosso concelho e à frente dos destinos das instituições penafidelenses os homens bons e válidos da nossa terra, que nos mereçam a confiança de ocupar tais cargos.

Agora temos a liberdade de escolher. Por isso é que eu disse que esta hora é de meditação.

Referi também que este momento é de Saudade.

Saudade por todos aqueles bons democratas penafidelenses que sempre se recusaram a aceitar a canga do fascismo, que sempre lutaram por esta liberdade e que a morte levou sem que a pudessem viver como nós hoje, unidos, vivemos!

Cumpre-nos aqui a grata obrigação de os recordar. De todos eles, permiti que destaque a figura ímpar desse Homem que foi o Dr. Joaquim Cotta, de cujas ideias democratas, seu filho aqui presente, foi universal herdeiro e tão bem saber honrar.

O Dr. Joaquim Cotta nasceu, viveu e morreu abraçado aos seus ideais democráticos.

Durante toda a sua vida fez da medicina um sacerdócio.

Era do povo, para o povo viveu e ainda hoje continua presente no coração do Povo de Penafiel.

Como Director Clínico que foi do Hospital de Penafiel, foi um sacrificado. Pois nem assim deixou de ser miseravelmente suspenso de tal cargo só por via dos seus ideais políticos!

Foi Governador Civil do Distrito... mas não se governou!

Samaritano da medicina, choraram-no os pobres e os desvalidos da fortuna porque ele fez da sua vida profissional uma contínua Obra de misericórdia.

Ao recordar esse grande democrata nesta hora, prestamos-lhe a homenagem pública que nunca foi possível prestar-lhe!

Democratas penafidelenses:

Por todo o Portugal se vive a alegria de sermos um Povo livre ao cabo de 48 anos de ditadura fascista.

Honra e Glória ás Forças Armadas Portuguesas. Mas elas e a Junta de Salvação Nacional nesta altura necessitam mais do que os nossos agradecimentos, do que as nossas flores: precisam que estejamos inteiramente unidos com elas, para que a opressão não volte, para que todos possamos construir um Portugal novo, livre, democrático, nosso!

Permiti ainda, senhores penafidelenses que recordemos outros nomes de democráticos que ainda estão na memória dos velhos mas que devem ser conhecidos da juventude, porque combateram e se expuseram até, sofrendo já então, pelo menos a doçura das masmorras.

São entre outros Cipriano Barbosa, Doutor Joaquim Peixoto, Dr. Coelho da Mota, Rodrigo Babo e Adriano Barbosa.

Para todos eles as nossas homenagens.

Permito-me referir ainda o nome de um exilado, penafidelense que já se encontra em Portugal, mas que não conseguimos contactar. Segundo informações deve chegar hoje de tarde à sua casa da Quintã, na freguesia de Peroselo, deste concelho.

Trata-se do Poeta e escritor Dr. José Augusto de Moura Seabra.

D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto.

Não ficaríamos de bem com a nossa consciência se não referíssemos outro conterrâneo, que sofreu o exílio durante largos anos pelas suas ideias antifascistas e que é o Senhor D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto a quem o concelho de Penafiel não pode deixar de prestar as suas respeitosas homenagens.


E para terminar seja-nos permitido apresentar uma proposta que julgarão e sobre a qual decidirá esta verdadeira assembleia: Propomos que seja dado o nome do Dr. Joaquim Cotta à rua onde ele teve a sua residência, onde acolheu com toda a sua dedicação, generosidade e sacrifício, já na velhice, os doentes pobres a quem ele nunca soube negar-se.

Embora tarde demais a dívida ficará saldada de tal forma, que Penafiel como um dever de reconhecida gratidão.

Penafiel, comício de 12 de Maio de 1974