05 abril 2017

ESTÁDIO 25 DE ABRIL

ABRIL EM MAIO

ESTÁDIO 25 DE ABRIL





No dia 12 de Maio de 1974, cerca de três mil pessoas reuniram-se pela 10 horas no Estádio Municipal de Penafiel, num comício político, onde foram oradores:

Dr. Armando Cotta; Eng.ª Virgínia de Moura; os operários Joaquim Ribeiro e António Mota; o estudante Alberto Teixeira e a menina Fernanda Carvalho, estudante do Porto.


Discurso proferido pelo Dr. Armando Cotta

Há longos anos afastado desta cidade, eu encontro ainda aqui muitos dos amigos com quem há longos anos, trocava essas frases de desespero amargo pela trágica noite fascista que dominou o país durante quase 50 anos.

Eu desejo, além disso, prestar também a minha homenagem aos democratas, homens e mulheres democratas, de Penafiel, que colaboraram e tornaram possível este nosso encontro democrático.

É a eles que com entusiasmo e com audácia e com perseverança, vão realizando as tarefas urgentes que são necessárias ao povo de Portugal. Eu sei, que o seu trabalho foi perturbado por um acidente já largamente noticiado pela imprensa, e que veio deslustrar o brilho com que o povo desta cidade desejaria saudar o glorioso Movimento das Forças Armadas, que resgataram o povo português da tirania e do despotismo a que foi submetido durante longos anos.

Eu queria dizer neste momento com os meus cumprimentos ao sr. António Guimarães e os meus cumprimentos para as senhoras da sua família que se pretendeu vexar e intimidar, toda a minha solidariedade e apoio, e ao mesmo tempo exprimir a repulsa que me causa a atitude daqueles que na hora em que estamos a reaprender a convivência pacífica e fraterna, deste país, aliás, objectivo dos mais fundamentais do Movimento das Forças Armadas, neste momento, dizia, que vieram perturbar com uma atitude que demonstra uma incapacidade pedagógica absoluta e que representa a manifestação de personalidades com uma grosseria de trato, com uma incapacidade de ser democrata e com uma atitude de violência e de agressividade, que espanta todas as pessoas que neste país, vivem com o entusiasmo que todos conhecemos uma das horas mais importantes do século que vivemos.

Durante anos, dezenas de anos, o nosso povo, foi alienado culturalmente na sua vida nacional e na vida da sociedade contemporânea, em todo o mundo”.

E mais adiante:

Eu penso, que a hora que passa exige de todos nós um esforço intenso, corajoso, disciplinado, mas firme e persistente, para recuperarmos dentro da vida das gerações que nos estão a escutar, aquele lugar de dignificação que restituiu ao país o prestígio que ele perdeu, e lhe deu o lugar entre as nações progressivas, cultas, democráticas, com respeito pela dignidade dos homens, e com respeito pelos valores fundamentais da sua personalidade.

Depois de todo este atraso, estes homens que quereriam e que afirmavam serem os defensores da política do espírito, deram-nos um espectáculo vergonhoso e todos nós sabemos que esse espírito está representado por este acto de acumulação fabulosa de dinheiros nas suas contas bancárias e nos interesses económicos nas grandes empresas monopolistas.

Resta-nos ainda resgatar Portugal desse labéu vergonhoso de um povo colonialista, explorador, que quer recusar e tem recusado, à custa do sangue de brancos e negros os direitos que qualquer povo tem, a ter uma personalidade nacional, a construir o seu futuro, e ter a alegria de amar uma Pátria livre independente e próspera.

Não quero prolongar mais tempo as minhas palavras, outros oradores vos irão dirigir a palavra,eu apenas quero dizer saudando este povo da cidade e concelho de Penafiel, dizer-lhe que faço votos, por que dentro de ti ó cidade, o povo é quem mais ordena.” 



Por proposta, foi dado ao Estádio Municipal o nome de Estádio 25 de Abril, tendo sido descerrada a respectiva placa no fim do comício.



No final todos se dirigiram ao RAL 5, e como preito de homenagem, a Eng.ª Virgínia de Moura ofereceu um ramo de cravos ao comandante desta unidade, Sr. Major Castanheira. 

Eng.ª Virgínia Moura junto ao prédio da PIDE no Porto


A emissora Rádio Renascença fez a cobertura total deste comício que decorreu em Maio graças a Abril.


Em 1976, a Câmara Municipal de Penafiel e Assembleia, mudam o nome do campo da bola, para Estádio Municipal 25 de Abril.