29 março 2017

INAUGURAÇÃO DO PAVILHÃO POLIVALENTE DO C. C. C.

INAUGURAÇÃO
DO PAVILHÃO POLIVALENTE
DO C. C. C.



O Clube de Convívio e Cultura, nasceu no dia 13 de Setembro de 1973, sendo o seu grande timoneiro o Padre Abel Teixeira Sobrinho, tendo a sua sede ao lado da Igreja do Calvário, na Avenida Egas Moniz, em Penafiel.



Sempre se pautou por ser um ponto de encontro dos jovens para a prática de desporto e desenvolvimento cultural.



Para isso muito contribuiu o seu Pavilhão Polivalente, que foi inaugurado no dia 25 de Maio de 1985.



É uma obra que vinha sendo sonhada desde a criação do C.C.C., ou seja há doze anos, quando o Padre Abel, Superior daquela Ordem, verificou que os jovens tinham necessidade de terem um espaço onde pudessem reunir para levarem a efeito, nas suas horas de lazer, práticas culturais e desportivas, convivendo em são convívio com orientação eficiente para “uma alma sã, em corpo são”.

Uma comissão de obras finalizou este empreendimento, que,ao princípio, se afigurava um belo sonho. Nesta obra foram gastos cerca de 4.000 contos, mas que orgulha os membros desta Comissão e artífices porquanto a juventude da nossa terra, ficou com um espaço para se divertir instruindo-se.

Fadigas, sacrifícios, escassez financeira puseram à prova os seus valores empreendedores e benfeitores.



Para que este sonho se tornar-se realidade, é de realçar o imprescindível contributo do benemérito penafidelense Fernando Oliveira Mendes, tendo ele mesmo cortado a fita inaugural.



Um ramo de flores lhe foi oferecido, e descerrada pelo Presidente da Câmara de Penafiel, Justino do Fundo, uma placa com letras de oiro gravadas que dizia o seguinte:




AO BENEMÉRITO
FERNANDO OLIVEIRA MENDES
O CLUBE DE CONVÍVIO E CULTURA
AGRADECIDO
25 de Maio de 1985 

A direcção do Clube de Convívio e Cultura, grata à Comissão de Obras deste Salão Polivalente colocou no mesmo uma placa de agradecimento a esta, sendo a mesma descerrada pelo Dr. Francisco José Brandão Rodrigues dos Santos.



A criação, desenvolvimento e vida da associação e execução do amplo Salão e das instalações anexas historiou-as, logo ao princípio, num expressivo discurso, o Presidente da Assembleia Geral Frei Nuno de Santa Maria.



O Presidente da Câmara Justino do Fundo, dirigiu palavras de felicitações a este melhoramento cultural e desportivo de Penafiel.

No acto litúrgico da Missa, concelebrada por cinco sacerdotes da Ordem Franciscana. acompanhada de cânticos e música.

O Padre Franciscano Manuel Gandarela, na homilia realçou a ideia nobre e grande, florida no altar da Igreja do Calvário, dos Padres Franciscanos e da Ordem Terceira, para os jovens e para todos.



No final da missa, procedeu-se à bênção das instalações pelo Padre Manuel Gandarela.

Ao fim, um lanche transformou-se em amigo encontro de convívio entre dirigentes, autoridades e associados, a que não faltaram brindes, troca de impressões, alusivas ao acontecimento, tudo a florir de amizade e espírito, que animaram este Clube de Convívio e Cultura na cidade de Penafiel.

E por curiosidade, tudo isto se passou neste Ano Internacional da Juventude.



Até aos dias de hoje, neste pavilhão para além da parte desportiva, já se realizaram bailes, aulas de dança, jantares de aniversário do Clube, musicais de vários tipos de música, concursos de vários géneros e teatro, tendo já pisado o seu palco o grande Senhor do Teatro português, o actor Ruy de Carvalho, entre outras coisas.

Nota - Os meus agradecimentos ao José Emílio pela cedência das fotos que ilustram o texto.