21 agosto 2016

CARLOS ALBERTO MONIZ

CARLOS ALBERTO MONIZ



Carlos Alberto de Menezes Moniz, cantor, apresentador, maestro, músico e compositor, nasceu na Ilha Terceira, nos Açores, no dia 2 de Agosto de 1948. 

 
Participou, desde sempre, em espectáculos ao vivo e colaborou, como orquestrador ou instrumentista, em discos com José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Carlos Paredes, Manuel Freire, José Jorge Letria, José Barata Moura, Grupo Outubro, Maria da Fé, José Mário Branco, Toni de Matos, Fernando Tordo, Paulo de Carvalho, Carlos do Carmo, Mário Viegas, Ary dos Santos, Luís Cília, Lenita Gentil, Brigada Vítor Jara, Chico Buarque de Holanda, entre outros.

1969 – Estreia-se como cantor em televisão no programa Zip-Zip na R.T.P.



1973 – Integra o grupo Improviso juntamente com Maria do Amparo, Ana Teodósio e Manuel José Soares, e participam no X Grande Prémio da Canção com a canção “Cantiga”.



Neste mesmo ano com Pedro Osório e Samuel funda o grupo SARL ( de Sociedade Artística Recreativa Lusitana), que fazem a sua estreia em disco com “De Como a Canção Social... / Funchal,23” que é editado pela Movieplav, em 1974.

SARL concorre ao Festival RTP da Canção de 1982 com o tema “Quero Ser Feliz Agora”.

 

1974 – Criam o “Grupo Outubro” com Pedro Osório, Alfredo Vieira de Sousa e Maria do Amparo. Editam dois álbuns “A Cantar Também a Gente se Entende”, em 1976 e “Cantigas de ao Pé da Porta” em 1977.



Neste ano grava com Maria do Amparo “Fungagá da Bicharada” e em 1978 “Viva a Pequenada”.




1983 – Edita o álbum “Música Popular Portuguesa” com Maria do Amparo.


Com Maria do Amparo concorre ao Festival RTP da Canção de 1979 com as músicas “ A Outra Banda” e “Camponês Dos Campos De Água”, e repete esta sua participação, em 1981, com “Olá Rapariga, Olá”.

 

1984 - A Banda dos Animais



1985 – Zarabadim



1987 – Histórias de um Português Qualquer

 

1989 – Rua dos Navegantes



1990 – Grava “Arca de Noé” e na qualidade de orquestrador e director de orquestra da canção “Há Sempre Alguém” de Nucha, representante de Portugal no Festival da Eurovisão da Canção. Nas mesmas funções com a canção “Amor de Água Fresca” de Dina, em 1992, em Malmo na Suécia.



1992 – Arca de Noé II


1997 – Edita o disco “Vem Cantar Connosco e com Vasco da Gama”



1999 – Lançou um disco dedicado à Ilha Terceira intitulado: “Marchas e Passodobles”.



2000 – Em formato CD grava o disco “ Clássicos Açorianos”
Resultam de uma recolha de cantares tradicionais açorianos, registados num Cd único e transformado num espectáculo delicioso, onde a tradição Açoriana é quem mais ordena. Este espectáculo inclui um quarteto de cordas. Também pode ser transporto para um espectáculo mais intimista com voz e guitarra clássica, apenas.



2001 – Grava o CD Graciosa Cheia de Graça

2002 – Sai o CD Marchas Sanjoaninas


2003 – CD Herdeiros da Maresia

2004 – 2005 – 2006 Dito e Feito / Marchas Sanjoaninas



2007 – Um Gesto Pela Terra (Instituto da Ambiente).


2012 – Lusofonias
É uma aventura que celebra o património de uma língua comum e um legado de civilização que não aceita fronteiras, preconceitos nem distâncias artificiais. As canções foram compostas em estreita colaboração com nomes grandes da música como o Maestro Pedro Osório, Vaiss Dias, André Sarbib, Serva La Bari Diego Figueiredo ou Tomás San Miguel (considerado um dos melhores guitarristas da actualidade por músicos como George Berson, Al Di Meola, Pat Metheny…).


2014 – O Vinho dos Poetas
O disco percorre "vários ritmos e estilos da música popular portuguesa e pode atingir vários públicos", estabelecendo "uma empatia com as regiões" do Continente, Madeira e Açores que produzem os principais vinhos portugueses, acrescentou.
Com "O vinho dos poetas", Carlos Alberto Moniz assinala "os contrastes etnográficos das regiões de onde vêm esses vinhos", disse.
À região do vinho verde, por exemplo, associa um tema ao estilo do malhão, com letra do poeta Vasco Pereira da Costa, seu conterrâneo, também natural da ilha Terceira.
A região do Douro é evocada com um poema de José Carlos Ary dos Santos, dedicado ao cantor de intervenção Adriano Correia de Oliveira, nascido em Avintes, concelho de Vila Nova de Gaia, na margem esquerda do rio Douro.


2014 – Resistir de Novo

DESPERTAR DE NOVO
RESISTIR DE NOVO
E SONHAR DE NOVO”

É com estas palavras, que José Jorge Letria e Carlos Alberto Moniz, “pariram” o tema “Resistir de Novo”, com o qual, procuram comemorar os 40 anos da “Revolução de Abril” e despertar o Povo, para o triste e injusto momento que quase todos nós vivemos. 

 
Deste açoreano Carlos Alberto Moniz, vamos ficar com a História de um Português Qualquer, com música sua e letra de José Fanha.









- Bom domingo!