03 agosto 2016

FESTA INFANTIL – 1928


FESTA INFANTIL – 1928



Segunda-feira, 30 de Julho de 1928, pelas 11h nos Paços do Concelho realizou-se uma Sessão Solene, à qual presidiu o vereador do pelouro da instrução sr. Tenente Ernesto Rodrigues, secretariado pelo reverendo António Ferreira de Magalhães, pároco desta cidade de Penafiel, e pelo sr. Joaquim Marques Lima, representante da Associação Comercial.

Discursaram vários oradores, algumas alunas e alunos recitaram, e as crianças de todas as escolas entoaram vários cânticos, sob a regência de sr. Tenente Pereira da Silva, ilustre chefe da Banda de Infantaria 6, sendo distribuídos, no final os diplomas aos alunos que fizeram exame da 4.ª Classe, prémios ás crianças que mais se distinguiram nos exames da época, prémios esses que consistiam em livros oferecidos gentilmente pelo nosso patrício, sr. Coronel Álvaro Nobre da Veiga.

Coronel Álvaro Nobre da Veiga

Após a sessão solene, organizou-se uma romagem ao monumento de Egas Moniz, onde discursou o professor sr. António Madureira, sendo, em seguida distribuídos donativos aos alunos mais necessitados, donativos esses oferecidos também pelo sr. Coronel Álvaro Nobre da Veiga.



Depois desta cerimónia tocante e comovente, foram os alunos para suas casas e prepararem-se para o passeio de confraternização que teve lugar a partir das 13 horas, atravessando as crianças as ruas da cidade entoando cânticos e dando vivas aos seus professores.



Pelas 14 h chegava o alegre rancho de criancinhas à alameda de Santa Marta, onde já se encontravam os seus colegas de Santa Marta, Croca e Bustelo, Novelas, etc., e a Banda de Infantaria 6, gentilmente cedida pelo seu comandante.

Espalhadas pela alameda e aproveitando toda a sombra dos frondosos carvalhos que a embelezavam.

Todas as crianças confraternizaram numa excelente merenda, para a qual a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia contribuíram com 300 escudos, bem como o ex.mo sr. Augusto Leitão, da Casa do Convento, Bustelo, que ofereceu um pipo de vinho.

Após o repasto, as crianças brincaram, cantaram e folgaram, tocando durante a tarde a Banda de Infantaria 6.

A manifesta alegria e a satisfação que era patente nos rostos das crianças, foram a prova eloquente que a Festa Infantil caiu bem no espírito das crianças.

O grande organizador desta Festa Infantil foi o sr. Belmiro Xavier e demais professores desta cidade.



Na noite de terça-feira e como complemento da Festa Infantil, realizou-se no Cine-Club uma sessão cinematográfica para as crianças das escolas primárias desta cidade, sendo exibidos vários filmes cómicos que serviram de gáudio à petizada.

Isto tudo se passou, antes da chegada dos apagadores da história a esta terra, no tempo em que desde criança se aprendia a estimar e respeitar os valores Pátrios e o Património Municipal.