20 julho 2016

FESTAS DE SANTA MARTA


29 DE JULHO
FESTAS EM HONRA
DE
SANTA MARTA

Foto de 1913


Em tempos que já lá vão, muita gente da cidade de Penafiel se deslocava a pé, ou nas camionetas da empresa de camionagem Alberto Pinto & Filhos, para a vizinha freguesia de Santa Marta (agora anexada à freguesia de Penafiel), neste dia 29 de Julho para assistir ás Festas em Honra de Santa Marta.

Na parte de tarde do dia 29 de Julho, muitos estabelecimentos comerciais da cidade de Penafiel, encerravam as suas portas, para os seus proprietários e empregados marcarem presença nesta festa que já estava no uso e costume presenciarem.

Os que se deslocavam a pé, tinham que atravessar o lugar da Barroca, que naquele tempo era ermo e por isso propício a assaltos, embora nos dias que correm podem-se ver imensas e bonitas vivendas lá construídas.

Graças aos seus fervorosos devotos da padroeira, nos dias 28 e 29 do mês de Julho de cada ano continua-se a realizar as Festas em Honra a Santa Marta.



Ao final da tarde do dia 29, a procissão percorre alguns lugares da extinta freguesia de Santa Marta, sempre acompanhada e presenciada por grande número de pessoas no seu percurso, recolhendo a mesma na Igreja de Santa Marta.



Tal como ontem, a procissão leva os seus andores e anjinhos, embora nos dias que correm já não faça parte um andor grande (género do que figura na procissão da Senhora da Aparecida), onde vinha a imagem de Santa Marta trazendo como novidade naquela época do ano, um cacho de uvas já maduras.

Tempos houve em que na véspera, ou seja no dia 28 de Julho, havia corridas de cavalos com prémios para os vencedores, acontecimento que atraía ao local muitos adeptos da mesma modalidade, sobretudo os que possuíam animais da mesma espécie e gostavam de fazer comparações.

1913 - Povo junto ao cruzeiro no dia da festa.


A corrida desenrolava-se num ambiente de entusiasmo e  animação indo no final os concorrentes e os espectadores molharem a palavra na taberna mais próxima, já que o pó levantado pelos animais e os incitamentos aos montadores faziam secar as gargantas.

Hoje tais corridas não fazem parte do programa das festas.

A romaria de Santa Marta, como tantas outras, tem tido altos e baixos, ora melhor ora pior, mas no presente ano de 2016, a nível de noitadas podem crer que é muito melhor que a das Festas da Cidade e Concelho de Penafiel.

O que para tal nem é necessário muito, pois até o S. João no Sameiro, apresentou um cantor muito melhor.

Mas voltando às Festas em Honra de Santa Marta que se vão desenrolar nos dias 28 e 29 de Julho de 2016, para tal, basta conferir o cartaz das mesmas para verificar que na noite de 28 entre outros artistas apresenta o conjunto Minhotos & Marotos como cabeça de cartaz, e no dia seguinte vem actuar o célebre cantor popular Quim Barreiros, para animar a noitada.

O célebre cantor brejeiro Quim Barreiros.

Há muita gente que se desloca a Santa Marta para ouvirem estes cantores, e passarem alegre distracção, aproveitando ao mesmo tempo para se deslocarem à igreja para orarem e homenagearem Santa Marta que nas horas amargas da vida, foi invocada para cura dos seus males ou aflições, tal como outrora.

Não podia deixar uma palavra de apreço ao Sr. Padre Mota que desde 1955, orienta espiritualmente esta freguesia de Santa Marta e Croca, e embora a sua saúde já lhe tenha pregado alguns sustos, continua com a sua fé e devoção a tirar a procissão, sabe Deus e ele com que custo.