30 junho 2016

FOTO BORGES



FOTO  BORGES


A Foto-Borges, situada na Av. Sacadura Cabral N.º 121, pertença de Sebastião Pereira de Almeida Borges Júnior, é a casa de fotografia mais antiga na cidade de Penafiel.


A Foto Borges, nasceu e cresceu na Rua do Paço N.º32 pela mão de Sebastião Pereira de Almeida Borges, pai do actual dono.


Nesse tempo não só tirava fotos de estúdio, como fazia tal como hoje, retratos, ampliações, revelações e impressões de trabalhos amadores, reportagens de casamentos, assim como já tinha uma certa aptidão para registar em fotos não só a evolução da cidade, como é o caso da passagem do comboio pelo centro da cidade, como a visita de vários membros do governo pela nossa terra, como foi a visita do Presidente Carmona para inaugurar a estação dos correios de Penafiel, depois de o mesmo ter feito durante a manhã a inauguração da Ponte Duarte Pacheco em Entre-os Rios no dia 18 de Setembro de 1941, 


assim como a passagem de Américo Tomaz para a inauguração da Barragem do Carrapatelo,



do regresso do Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes do exílio, 


e já depois do 25 de Abril a visita dos vários personagens políticas das várias cores partidária a Penafiel,






e para além do grande espólio fotográfico de figuras típicas que existiam em tempo passados.


Quanto ao futebol as fotos estendem-se desde os dois rivais o Sport e o União, ao actual Futebol Clube de Penafiel.


Depois da morte de Sebastião Borges em 1947, os seus dois filhos Candido Borges que chegou a ser correspondente fotográfico do jornal "O Século" 


e Sebastião, deram continuação à arte iniciada e aprendida com o seu pai, instalaram a fotografia Borges em 1949 no N.º 121 na Av. Sacadura Cabral.



Já em 1955 muda-se a Foto Borges para as instalações onde ainda hoje permanece na Av. Sacadura Cabral N.º 109, desta cidade de Penafiel.


No átrio de entrada é visível uma exposição da cidade do antigamente, e no 1.º andar o estúdio fotográfico cheio de gosto e apetrechado com moderno material. 



Estas fotos que retratam o passado desta terra podem ser adquiridas em vários formatos por quem as desejar, basta para tal passarem pela Foto Borges.



O Nóbel da Literatura Portuguesa, José Saramago, também foi retratado, quando da sua vinda a Penafiel na edição da Escritaria de 2009.



Não podia esquecer a quantidade de fotografias que fazem parte do seu arquivo sobre a Procissão do Corpo de Deus e da Festa do Carneirinho.



 
Uma das tradições que ainda é mantida nos dias que correm e foi iniciada na Rua do Paço, é o registo fotográfico do Compasso Pascal que no Domingo de Páscoa visita a Foto Borges. 




Esta foi a minha singela homenagem à Fotografia Borges, que é possuidora de milhares de fotos que retratam o nosso viver e o pulsar desta cidade de Penafiel.

Desde já o meu muito obrigado à Fotografia Borges pela fotos cedidas para a ilustração deste texto.

2 Comments:

Blogger Maria Lima said...

Excelente. Obrigada pelo trabalho

3:40 da tarde  
Blogger Unknown said...

Parabéns. Trabalhos magnificos

10:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home