01 fevereiro 2015

CARLOS PUEBLA




CARLOS PUEBLA


Uma notícia que me surpreendeu no final do ano de 2014, mais precisamente no dia 17 de Dezembro de 2014, foi quando o presidente americano Barack Obama, declarou as primeiras medidas para o fim do embargo americano à Ilha Cubana

Por tal motivo, e como hoje é domingo, resolvi trazer ao blogue o grande cantor cubano Carlos Puebla, autor da célebre canção "Hasta Siempre, Comandante".

 
“Hasta Siempre” foi uma canção dedicada a Che Guevara, que teve inúmeras versões, interpretadas tanto por artistas e agrupamentos musicais cubanos, como por cantantes em diferentes partes do mundo. 

Carlos Puebla destacado compositor e intérprete cubano, que pela quantidade das obras que dedicou à revolução e ao trabalho do povo cubano, era conhecido por Cantor del Pueblo.


Esta canção foi escrita a 3 de Outubro de 1965, no mesmo dia em que Fidel Castro, leu a carta de despedida de Che Guevara, que desejava sair de Cuba, para contribuir na luta de libertação de outros povos no mundo.


Como forma de homenagear a Revolução de Abril, Carlos Puebla e graças ao empenho da Associação de Amizade Portugal – Cuba foi gravado no dia 26 de Fevereiro de 1976, a primeira edição do disco de Carlos Puebla “Adelante Portugal”, nos Estúdios da Rádio Triunfo.

É produzido em estúdio pelo Fernando Tordo, Luiz Villas-Boas e Paulo de Carvalho, o Engenheiro de som é o habitual José Manuel Fortes, as fotografias em estúdio que mais tarde fazem parte da capa do disco foram feitas pelo José Pessoa.

No disco participam também os icons da musica Cubana, Santiago Martinez, Pedro Sosa e Rafaez Lorenzo.

Todas as canções são originais, escritas e gravadas num único dia, segundo reza a história que está descrita na capa interior do disco, Carlos Puebla chegou ao estúdio às 10.15H, pegou numa máquina de escrever e começou a bater as letras das musicas, às 11.30H ainda continuava a escrever para desespero de toda a gente, segundo os cálculos só seria possível gravar 4 canções, às 11.45H terminou de escrever e fez sinal para começarem a gravar sem sequer terem ensaiado uma única musica…às 13.20H fez sinal para parar e tinham 11 canções gravadas…

Recomeçaram depois de almoço e das 14.55H até às 18.00H o numero de canções subiu para 16 das quais 10 fazem este disco, quase todas as canções foram gravadas de uma única vez.




Embora para comemorar o princípio do fim deste bloqueio de caracter económico, financeiro e comercial imposto pelos USA a Cuba, e que dura desde 1962, aqui fica a canção “Hasta Siempre Comandante Che Guevara”, na voz de Carlos Puebla…




E para comprovar que a nível musical o bloqueio já terminou há bastante tempo, aqui fica a mesma canção na voz da francesa Nathalie Cardone, numa versão tipo disco sound.







- Bom domingo!