07 dezembro 2014

OS DEOLINDA



OS DEOLINDA


É um grupo de música popular portuguesa, nascido em Lisboa.

Surgiu em 2006, quando os irmãos Pedro da Silva Martins e Luís José Martins (ex-Bicho de 7 Cabeças) convidaram a prima, Ana Bacalhau, então vocalista dos Lupanar, para cantar quatro canções que tinham escrito.

Após perceberem que a voz da prima se adequava na perfeição às rimas e melodias por eles criadas, convidaram também José Pedro Leitão, contrabaixista dos Lupanar (actual marido de Ana Bacalhau), para se juntar aos três, nascendo assim os Deolinda.


Os Deolinda são formado por:

Ana Bacalhau (voz, ex-Lupanar).

Luís José Martins (guitarra clássica, ukelele, cavaco, guitalele, viola braguesa, voz).

Pedro da Silva Martins (guitarra clássica, voz).

José Pedro Leitão (contrabaixo, voz).




Em 2008 foi lançado o disco de estreia, "Canção ao Lado" que se tornou rapidamente em disco de ouro e de platina.

Em Março de 2009, o disco foi editado no mercado europeu pela editora World Connection tendo, em Abril de 2009 entrado directamente para o 8º lugar da tabela de vendas discográficas World Music Charts Europe e em Maio atingido o 4º lugar dessa mesma tabela. Ainda em Abril de 2009, o grupo deu início à sua primeira digressão europeia.
Actuaram em diversos países, entre eles Holanda, Alemanha e Suíça, regressando a Portugal para diversos concertos em cidades como Porto, Braga e Barcelos. 

 

Em 23 de Abril de 2010 a banda estreou um novo álbum ("Dois Selos e Um Carimbo!) que teve como single de apresentação "Um Contra o Outro". O disco entrou directamente para nº 1 do top de vendas português e recebeu o galardão de platina em Novembro de 2010. 


A canção "Parva que sou" (que iremos ouvir hoje), foi apresentada pela primeira vez a 22 de Janeiro de 2011, no Coliseu do Porto, e repetida nos três concertos seguintes marcados para aquela sala e para o coliseu de Lisboa, e foi imediatamente considerada um hino de uma geração.

 

Em 21 de Novembro de 2011 é lançado o primeiro DVD do grupo "Deolinda ao Vivo no Coliseu dos Recreios".

 

No dia 18 de Março de 2013, lançam o 3º álbum de originais "Mundo Pequenino".



Quem a quiser trautear, aqui fica a letra da canção "Parva que sou".:


Sou da geração sem remuneração
E não me incomoda esta condição
Que parva que eu sou
Porque isto está mal e vai continuar
Já é uma sorte eu poder estagiar
Que parva que eu sou
E fico a pensar
Que mundo tão parvo
Onde para ser escravo é preciso estudar

Sou da geração "casinha dos pais"
Se já tenho tudo, pra quê querer mais?
Que parva que eu sou
Filhos, maridos, estou sempre a adiar
E ainda me falta o carro pagar
Que parva que eu sou
E fico a pensar
Que mundo tão parvo
Onde para ser escravo é preciso estudar

Sou da geração "vou queixar-me pra quê?"
Há alguém bem pior do que eu na TV
Que parva que eu sou
Sou da geração "eu já não posso mais!"
Que esta situação dura há tempo demais
E parva não sou
E fico a pensar,
Que mundo tão parvo
Onde para ser escravo é preciso estudar
 

- Bom domingo!