09 novembro 2014

O FADO COM ALMA E CANTO



O FADO COM ALMA E CANTO

CARMINHO

 

 

Carminho (ou Maria do Carmo de Carvalho Rebelo de Andrade), nasceu a 20 de Agosto de 1984.
Estreou-se a cantar em público aos doze anos, no Coliseu.


Convivendo de perto com algumas das figuras maiores da verdadeira essência do fado canta ocasionalmente na Taverna do Embuçado.

Tirou o curso de Marketing e Publicidade.
Após concluir o curso universitário, viaja pelo mundo durante um ano, participando em missões humanitárias na Índia, Camboja, Peru e Timor.

Regressada a Lisboa, canta regularmente na casa de fados Mesa de Frades. Rapidamente começa a receber solicitações para os grandes palcos nacionais e internacionais, destacando-se ainda a sua participação no muito galardoado filme «Fados» de Carlos Saura.



Em 2005 recebeu o Prémio Amália, na categoria de «Revelação Feminina». 

Em 2006 colaborou nas gravações do disco "O Terço Cantado" que recebeu a bênção apostólica do Papa Bento XVI. 


Em 2009 edita o seu primeiro álbum «Fado» considerado «a maior revelação do fado da última década», sendo considerado pela conceituada revista britânica Songlines como um dos dez "Best Album".

Tornou-se, em 2011, a Embaixadora portuguesa do programa "Youth on the Move", a convite da Comissão Europeia. Este é também o ano de um arranque seguro de uma carreira internacional que a leva ao palco principal da Womex (World Music Expo) e a vários espetáculos no Reino Unido, França, Holanda, Moçambique e Espanha.


Com 'Perdoname', de Pablo Alborán, Carminho torna-se na primeira artista portuguesa a atingir o número 1 do top espanhol.

 

Em 2012 o seu segundo álbum, "ALMA", esteve presente no top da Finlândia, Suécia, Espanha e Portugal.

Já no final de 2012, após realizar mais de noventa concertos em Portugal e no estrangeiro, Carminho realiza um sonho de sempre e grava com Milton Nascimento, Chico Buarque e Nana Caymmi, resultando numa reedição de "Alma" com os três novos temas.


O ano de 2013 tem sido o ano da consagração de Carminho no Brasil, confirmada pela surpreendente atuação na abertura do Carnaval de Recife e pelos concertos esgotados no Rio de Janeiro, São Paulo e um pouco por todo o país.

Em 2013 Carminho é distinguida em Portugal com um Globo de Ouro e com o Prémio Carlos Paredes, vendo ambos os seus álbuns (Fado e Alma), atingirem a marca da dupla platina. 



Acaba de sair neste mês de Novembro de 2014, o terceiro álbum de Carminho, que se chama “Canto”. 

Carminho e o seu canto, tornou-se num fenómeno no Brasil, onde o Rio de Janeiro a recebeu com concertos esgotados e com destaque da capa do jornal O Globo, onde Caetano Veloso lhe chamou “um breve milagre”, onde Chico Buarque, Milton Nascimento e Nana Caymmi quiseram gravar (e gravaram) com ela. 

O seu “Fado”, que provou ser a sua “Alma”, é agora, chegado o tempo do seu “Canto”. 

Um “Canto” que abarca alegremente Caetano Veloso (que escreveu a letra do inédito (“O Sol, Eu e Tu”) e o Fado Menor do Porto (“A Ponte”), Miguel Araújo (“Ventura”) e Fernando Pessoa (“Na Ribeira deste Rio”), e Alberto Janes (“Destino”).


Um “Canto” que, como canção de marinheiros que o Fado também é (e sempre foi), se alimenta do mundo para moldar uma alma profundamente portuguesa – uma alma para a qual a voz de Carminho é, hoje e sempre, cada vez mais, a perfeita tradução em palavras e sons.

E, quando Carminho canta, a alma, e o Fado, estão lá sempre presentes.

Vamos ouvir Carminho em "Saudades do Brasil em Portugal", acompanhada à Guitarra Portuguesa por Luís Guerreiro, e à viola por Diogo Clemente. Este vídeo foi gravado em Agosto de 2014, no programa Encontro de Fátima Bernardes, na TV Globo.




- Bom domingo!